Começa nessa terça-feira, dia 15 de agosto a vacinação contra raiva em cães e gatos de Bálsamo

Com o intuito de alcançar a meta e vacinar pelo menos 85% da população de cães e gatos do município, a Diretoria Municipal de Saúde de Bálsamo começa nessa terça-feira, dia 15 de agosto a Campanha de Vacinação Antirrábica que segue em diversos pontos da cidade de segunda a sexta-feira das 17h00 as 21h00 exceto no sábado dia 19 que acontecerá das 08h00 as 12h00 (anexo à matéria).

Este ano o tema da campanha é: “Seu Melhor Amigo Também precisa de Um Melhor Amigo!”.

Os moradores poderão levar seus cães e gatos para serem imunizados em unidades volantes (Anexo à Materia). A ação seguirá nessas áreas até sábado, dia 26.

De acordo com informações da prefeitura, o objetivo é chegar à erradicação da doença, que é transmitida através da saliva de animais infectados. “A meta é imunizar pelo menos 85% da população canina durante a campanha. Graças a ações como essa, Bálsamo nunca registrou casos de raiva humana”, afirmou o Diretor de Saúde Dr. Manuel da Silva.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina antirrábica possa ser administrada. No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

15/08/2017

Vacinação