CRAS de Bálsamo oferece Cultura e Lazer e leva famílias assistidas para o cinema

A prefeitura de Bálsamo, por meio da Diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social e seus programas, têm adotado medidas que valorizam o cidadão balsamense. No último dia 19, por exemplo, famílias que fazem parte do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foram ao cinema. As participantes assistiram ao filme ‘Meu Malvado Favorito III’.

Trata-se de um grupo de mães que participa das atividades de fortalecimento de vínculos no CRAS e algumas mães que foram sorteadas na reunião mensal do Programa Bolsa Família e Renda Cidadã.

Segundo a vice-prefeita Mônica Borguezam, responsável pelas ações sociais do município, a proposta do CRAS foi proporcionar um momento entre mães e filhos, oferecendo lazer e cultura.

“A história do filme retrata o personagem principal (Gru) que descobre um irmão gêmeo (Dru), Lucy, esposa do Gru tentando ocupar o seu lugar de mãe na coração das filhas adotivas, e os Minions aprendendo que a vilania não é o melhor caminho”, contou a assistente social Lívia Ferreira, coordenadora do CRAS.

“Ressaltamos que a maioria das mães e filhos que participaram do passeio ainda não conhecia o cinema”, disse a assistente social.

Segundo a psicóloga responsável pelo grupo, Aline Clemente, a ação tem por objetivo promover o acesso à cultura, lazer, bem como a interação social e o fortalecimento de vínculos dentro da sociedade. “Esta é a primeira vez num cinema para a maioria delas”, comentou a psicóloga.

“No começo eu fiquei com um pouco de medo e até me assustei. Mas depois me acostumei com o ambiente e achei emocionante assistir o filme aqui”. Este foi o depoimento de uma das mulheres, que esteve no cinema pela primeira vez aos mais de 40  anos de idade. Opinião semelhante teve outra usuária. “Esta é a primeira vez que venho ao cinema. Foi emocionante estar aqui neste lugar, adorei”, relatou. Por motivos óbvios, não vamos identificar as duas mulheres para evitar possíveis constrangimentos.

CRAS de Bálsamo

Criado no município em 2007, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bálsamo desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS de Bálsamo fica na rua Minas Gerais, 271, atende mensalmente cerca de 800  famílias, e funciona das 8h00 às 18h00. Juntamente com outros 7 programas da Diretoria Municipal Assistênncia Social.

Diretoria Municipal de Assistência Social – DMAS

Prefeitura Municipal de Bálsamo - PMB