Prefeito Du Lourenço inicia Projeto Fanfarra na Escola Joaquim Silvio Nogueira a partir de 24 de abril.

O prefeito Du Lourenço contratou o maestro Terso Marcel Mazza, que já havia trabalhado como regente na montagem de fanfarras entre os anos 2001/2004 em Bálsamo e determinou que o profissional iniciasse um projeto na Escola Joaquim Silvio Nogueira a partir de segunda-feira, dia 24 de abril. Assim será feito a partir das 18h00 na quadra da escola no dia determinado.

De início o prefeito pediu que o regente montasse a parte de percussão e de acordo com o progresso da mesma o profissional deverá incluir a parte de metais (sopro), danças e num futuro até uma Banda Marcial Municipal.

A única exigência para a pessoa interessada se inscrever é que tenha idade mínima de 15 anos, sem limite de idade máxima.

“Aprendi que segundo os grandes teóricos da educação, o ensino-aprendizagem, desenvolve-se melhor, quando teoria aliada à prática andam de mãos dadas, ou seja, o fazer é de suma importância para o processo educativo”, disse o prefeito.

“Neste sentido a fanfarra torna-se um poderoso instrumento que auxilia o fazer pedagógico por meio de atividades práticas, ao desenvolver as habilidades e competências dos educandos. Este tem será um dos papeis que serão desempenhados seguindo a vontade do prefeito na Escola Estadual Joaquim Silvio Nogueira”, disse o Instrutor de Fanfarra Maestro Terso.

O que se aprende além da música:

1- Este fazer pedagógico promove socialização na convivência com colegas de outras faixas etárias numa interação de respeito ao tempo e o espaço de cada um no desenvolvimento das atividades lúdicas;

2.  Desenvolvimento psicomotor do educando através das atividades lúdicas, assimilando ritmos, velocidade e tempo coordenados ao toques com os instrumentos, assim como o desenvolvimento da auto-estimo, ao sentir capaz de fazer aquilo que lhe dá prazer e sentir-se valorizado;

3.  Descoberta de padrões matemáticos: noção de seqüência, progressão, freqüência através da percepção e assimilação do número de toques ou batidas coordenados ao tempo e velocidade rítmicas aplicáveis na Matemática, de acordo com os níveis e etapas;

4.   contato com a História através da transmissão e reflexão crítica dos registros históricos no que tange à evolução dos instrumentos de fanfarra enriquecendo o sentido do fazer.

“É importantíssima a presença da fanfarra escolar, como agente motivador para permanência do estudante na escola, ao trabalhar os fatores que torna o ambiente escolar prazeroso e mais significativo”, finalizou o regente.