Saúde de Bálsamo começa a vacinar população e dia 13 de maio realiza o “Dia D”

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Começou nesta segunda-feira, 17, a mobilização nacional de vacinação contra a gripe. A campanha deste ano inclui, pela primeira vez, os profissionais de educação no grupo prioritário.

Em Bálsamo, a meta, segundo a Responsável Técnica de Saúde do município Dra. Merieli Pelissoni Marangoni é chegar a, no mínimo, 90% das 2.928 pessoas que integram o grupo prioritário. A vacinação, desta vez, ocorrerá por etapas.  Além disso, pela primeira vez, depois de muito protesto, os professores foram, enfim, incluídos no chamado público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde.

Os primeiros a serem imunizados são os idosos, 1.365 e profissionais da saúde, 143, seguidos de crianças menores de cinco anos, 350, gestantes e puérperas, 61.

O terceiro grupo é formado por pessoas com doenças crônicas e comorbidades entre 5 e 59 anos de idade,1.009 e, por fim, os professores.

O “Dia D” está previsto o dia 13 de maio. A imunização na rede pública é trivalente e protege contra H1N1, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. Foi atualizada, segundo o Ministério da Saúde, conforme os subtipos de vírus da gripe que mais circularam em 2016, seguindo determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para se vacinar, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde no centro da cidade com o RG e a carteira de vacinação.

Pela primeira vez os professores de escolas públicas e privadas do ensino básico e superior fazem parte do público-alvo. A ação acontecerá em parceria com o Ministério da Educação e integra o Programa Saúde na Escola. De acordo com a Coordenadoria Municipal da Saúde de Bálsamo, o número de professores ainda está sendo levantado. Somente a rede municipal tem pelo menos 48 profissionais.

Efeitos colaterais

Segundo o Ministério da Saúde, após a aplicação da vacina podem ocorrer dor no local da injeção, eritema (vermelhidão) e enrijecimento. Esses efeitos costumam passar em 48 horas. Ainda conforme a pasta, a dose é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença ou mortes. Em 2016, foram aplicadas 2.928 doses na rede pública de Bálsamo.

A enfermeira Chefe do Setor de Vacinas do município, Dra. Merieli Pelissoni Marangoni diz que a vacina da gripe é fundamental. “Para cobrir uma das doenças mais negligenciadas que existe. Ninguém dá importância, porém é muito mais frequente do que a gente sabe”, diz. A responsável explica que a gripe é muito mais grave que o resfriado. Enquanto ele é parecido com uma rinite, afetando o trato respiratório superior, ela atinge o trato respiratório inferior, os pulmões e a traqueia.

Transmissão

A gripe é transmitida por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. E por objetos contaminados quando estes entram em contato com boca, olhos e nariz. Além da vacina, para combater e evitar a doença são necessárias ações básicas de higiene: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

A orientação é que mesmo pessoas vacinadas que tiverem sintomas da doença procurem o serviço médico, especialmente os mais vulneráveis às complicações, como idosos e crianças pequenas. Os sinais do vírus são febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Seu agravamento é caracterizado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.