52ª Festa do Peão de Bálsamo, o maior rodeio de portões abertos da região

A 52ª Festa do Peão de Bálsamo 2022 foi sucesso absoluto. Recorde de público, cerca de 20 mil pessoas compareceram por dia ao rodeio.

Segundo o Clube dos Cavaleiros, essa edição ficará marcada na história da cidade. “Foi com certeza a maior Festa do Peão da região, com portões abertos, melhores montarias e ainda dois shows por noite”, disse o presidente José Fontes.

Inclusive, José Fontes, que está à frente do rodeio desde 2005, se despediu da presidência do evento para se dedicar a projetos profissionais particulares. “Fechei o ciclo com chave de ouro e muita gratidão”, completou Fontes.

A nata do rodeio brasileiro competiu em montarias em touro, cavalos estilo cutiano e provas como a dos 3 tambores, Team Roping e Breakaway Roping. As premiações para os vencedores das disputas ultrapassaram R$ 50 mil reais.

Para garantir as melhores montarias em touros e cavalos estiveram presentes 60 atletas da Copa Wrangler Rozeta e Copa Wrangler Rozeta de Cutiano.

Os vencedores da Montaria em Touros foram:

1º Gustavo Ribeiro – Pilar do Sul-SP – 266,50 pontos

2º José Arthur Vieira – Manga-MG – 264,50 pontos

2º Vinícius Arcanjo – Patrocínio-MG – 264,50 pontos

4º Cléber Henrique Marques – Cassilândia-MS – 262,50 pontos

5º Geovani Pereira – Ivaté-PR – 262,00 pontos

Os vencedores da Montaria em Cavalos, estilo Cutiano foram:

1° Júlio César Camargo/ Jales - SP

2° Luiz Felipe Da Silva/Mirassol - SP

3° José Leal Da Silva/ Itanhaém - SP

4° Paulo Sérgio Da Silva / Monte Mor - SP

5° José Bento Rocha Jr/ Ibitinga – SP

As disputas em touros foram da Cia. 2M - Marcondes Maia, de Uchoa, Cia. Rio Formoso, de Aparecida do Taboado, Cia. Neto Parise, de Taquaritinga e Cia. Três Irmãos, de Altair.

Já na montaria em cavalos estilo Cutiano, modalidade que a Festa de Bálsamo mantém fielmente há 52 anos, os cavalos foram das tropas WR de Novo Horizonte e Cia. Vale da Piedade, de Cosmorama.

Outro show à parte foram às narrações. Almir Cambra, Umberto Júnior, Tony Karrero e Alessandro Mendes emocionaram e empolgaram o público durante as competições. Os desempenhos dos atletas foram comentados e analisados por Alê Martins e Enrique Moraes.

No palco os artistas fizeram o público cantar sucessos do sertanejo. Clayton e Romário, Gustavo Mioto, Maiara e Maraisa, Barões da Pisadinha, Rayane e Rafaela, Zé Neto e Cristiano, Diego e Victor Hugo e DJ Kevin.

Inclusive outro marco da Festa do Peão de Bálsamo foi à volta do cantor Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, aos palcos. O artista estava afastado dos shows por conta de lesão nas costelas.

O prefeito Du Lourenço, agradeceu a todos os presentes e organizadores de um dos eventos mais importantes do calendário de rodeios nacional. O Governador do Estado, Rodrigo Garcia e vários deputados da região também prestigiaram a festa.

“Pela primeira vez na história de Bálsamo realizamos uma festa com os portões abertos todos os dias. Estou muito feliz e sei que contamos com os melhores organizadores e os melhores profissionais. Por onde vamos todos comentam da nossa festa que é a elite do rodeio nacional. Mais coisas boas ainda vão acontecer em outras edições, nossa meta é a cada ano melhorar cada vez mais. Aproveito para agradecer todos que de forma direta ou indireta colaborou com a realização desta festa que fica pra história”, frisou Du Lourenço.

Os patrocinadores oficiais do Rodeio de Bálsamo foram o Governo de Bálsamo, Ruiz Coffees Brazil e Itaipava 100% Malte.

A festa foi uma realização do Clube dos Cavaleiros e teve o apoio do Governo de Bálsamo e Câmara de vereadores e teve, pela primeira vez, a presença de um governador. Rodrigo Garcia esteve no evento e carimbou verbas para o município.