Ações educativas marcam dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças em Bálsamo

Moradores foram abordados por voluntário e receberam orientações de como identificar casos de violência e também como denunciar os crimes.

Uma ação educativa foi realizada na sexta-feira, dia 17 de maio com os integrantes assistidos do SCFV e da Diretoria Municipal de Assistência Social para lembrar a população balsamense sobre o dia 18 de maio (sábado), data em que o Brasil reflete sobre a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os motoristas e pedestres foram parados por voluntários e estudantes da Rede Municipal de Ensino e receberam orientações de como identificar casos de violência e também receberam informações para denunciar os crimes. O ato marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, celebrado neste sábado (18).

Para a Diretora de Assistência Social, Maria Paula a campanha serve para divulgar os principais tipos de violência para que as pessoas reconheçam e façam denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes por meio do Disque 100, dos órgãos de segurança e do Conselho Tutelar.

"Os tipos de violência mais recorrentes têm dois principais fatores, que é o abuso, principalmente o que acontece dentro das famílias e também é a exploração sexual comercial, que é quando envolve a criança para ser explorada comercialmente por alguém", explicou Maria Paula.

Durante esta semana, outras ações foram realizadas, como na próxima terça-feira, dia 28 de maio que acontecerá nas Escolas Públicas Municipais palestras dirigidas aos professores com o objetivo de prepara-los para identificar comportamentos que são característicos de crianças que passam por situação de exploração ou qualquer tipo de violência.

Segundo Maria Paula, todo o trabalho está sendo acompanhado por profissionais do CRAS e CREAS que afixaram banners e cartazes nas

Unidades de Saúde, no comércio e adesivação em veículos na área central da cidade.

21/05/2019