Área da Represa Merlotto recebe calçamento e paisagismo

A região receberá calçamento que se estenderá pela avenida como pista de caminhada, gradil e paisagismo com arborização nativa da região, tornando o espaço mais agradável.

Da Assessoria.

A área da Represa Merlotto, que fica localizada na marginal da rodovia Euclides da Cunha (Avenida Progresso), saída alternativa de Bálsamo, está recebendo calçamento e paisagismo do governo municipal.

A recuperação, inclusive com arborização, está inserida em uma pesquisa de revitalização dos componentes naturais de Bálsamo, tais como o Parque Orla Férrea, Pesqueiro Municipal, praças e outras áreas, que visa a melhoria de convívio do ser humano com a natureza, estimulando a consciência e a responsabilidade social.

A região receberá calçamento que se estenderá pela avenida como pista de caminhada, gradil e paisagismo com arborização nativa da região, tornando o espaço mais agradável que já vem recebendo elogios de moradores. "Isso vai ficar lindo demais. Aqui nem calçada tinha, os pedestres andavam na rua. O barranco era tomado por arbustos altos que tampavam toda a visão da represa. Só de limpar aqui já deu outra cara para o local. Quem passava pela pista nem sonhava que aqui tinha uma represa", disse um deles.

O projeto se estende ainda em gramado, bancos, parque para crianças e equipamentos de academia ao ar livre, além de um chafariz no centro da represa e iluminação. "Começamos o projeto com recursos próprios e vamos lutar para conseguir verba estadual ou federal para finalizar todo o projeto. Tudo tem um início e aos poucos o lugar vai ser transformado e ficará muito harmonioso", comentou o prefeito Du Lourenço.

Segundo o paisagista da prefeitura Márcio Benites, o projeto é trabalhar com foco na educação ambiental. "Estamos juntando as boas opções que a geografia da cidade oferece! Vamos aproveitar a vantagem de ter uma nascente dentro da cidade para nos aproximar cada vez mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS e melhorar mais uma das Diretivas do Programa Município Verde Azul a de número 7 Gestão da Águas. Iniciando assim a preparação do espaço para se tornar a nossa Nascente Modelo! Pretendemos ter espaço para receber alunos da rede escolar da cidade e os visitantes em geral. Assim conhecer o olho d’água que foi uma das primeiras nascentes da cidade que deu  origem ao antigo Córrego Bálsamo", disse ele.