Atores se preparam para encenação da Paixão de Cristo em Bálsamo

Atores voluntários fazem nesta semana os últimos ensaios do tradicional espetáculo da Paixão de Cristo do noroeste paulista. A 18ª encenação da Via Sacra será realizada na madrugada da próxima sexta-feira (3) em Bálsamo (SP) e deve reunir mais de 5 mil pessoas. Os ensaios acontecem desde janeiro deste ano e o grupo já está pronto para subir ao palco e emocionar o público.

Todos os atores são da comunidade, no palco eles encaram pra valer cada personagem bíblico e sua parte na história da Via Sacra. “É uma grande responsabilidade, nós estamos representando uma fé, demonstrando uma história de dois mil anos e toda dedicação seria pouco”, fala o ator que interpreta Jesus, Leandro Sanches.

Antes de começar mais um ensaio, os voluntários sempre se concentram e acertam os últimos detalhes. A primeira cena a ser ensaiada é o presságio de Maria, mãe de Jesus, quando ela sente que algo irá acontecer ao filho.

Um detalhe importante é que os atores dublam a própria voz, todas as falas foram gravadas antes para garantir a clareza dos diálogos.

A cena da Santa Ceia reúne o maior número de atores no palco e uma das principais da Via Sacra, nesta passagem. Jesus faz a revelação que há um traidor entre eles. Um dos organizadores do espetáculo da Paixão de Cristo, Ricardo Renato Parra diz que a interpretação acontece de acordo com a emoção do ator. “Nós pedimos para que eles vivam o momento, esse é o grande segredo de transmitir a emoção”, comenta.

O ator Natal Pedraci faz o papel do apóstolo Pedro e participa pelo quarto ano seguido. Para ele, todo ano é uma emoção diferente. “Durante a Via Sacra, é possível ver muitas pessoas pagando promessas com muita fé e com lágrimas nos olhos, isso nos emociona muito também”, afirma.

A concentração da Paixão de Cristo em Bálsamo será na praça da Matriz, a partir das 3h. A procissão segue por estradas rurais até o local final da encenação, o percurso de ida e volta é de sete quilômetros.