Audiência Pública promove debate sobre a causa animal

A Câmara Municipal de Bálsamo realizou no dia 17 de setembro a 1ª Audiência Pública de 2021, para tratar sobre o "Combate aos maus-tratos e abandono de animais", em atendimento a Indicação Nº 208/2021, de autoria da vereadora Kelen Maschio.

A Audiência foi presidida pelo assessor jurídico da Casa de Leis, Dr. Marcelo Martins Alves, e contou com a participação do prefeito Du Lourenço, delegado Dr. Jairo Garcia, do diretor de saúde Dr. Manuel Silva e do vereador de Votuporanga, Chandelly Protetor, além de vereadores, protetores e voluntários da causa animais.

Durante a cerimônia, a protetora Nelci Capelli foi nomeada "Embaixadora do Exército Cadeia para maus-tratos", do Delegado Bruno Lima, deputado estadual, em votação aberta.

Segundo a Embaixadora Nelci, a causa animal representa uma antiga luta no município, e a audiência ajudou a gerar encaminhamentos, de modo que a causa reúna forças considerando tanto o bem-estar e proteção dos animais, como também a questão da conscientização que abandono e maus-tratos é crime e deve ser combatido por todos.

"A audiência serve também pra mostrar a importância do trabalho de conscientização antes de qualquer punição, e para que isso nasça em nosso município será promovida uma atividade com os alunos da Escola Modesto no dia 04 de outubro, data que se comemora o Dia Mundial dos Animais", ressaltou.

De acordo a Poliana Rossan, voluntária da causa animal, a audiência serviu para aproximar ainda mais as pessoas. “O nosso foco, ao contrário do que às vezes pode parecer, é sempre buscar um diálogo saudável, coletivo e participativo”, ressaltou.

O delegado Dr. Jairo falou da legislação de proteção aos animais, e como proceder as denuncias. Ressaltou ainda a importância de o município disponibilizar o lar temporário - também conhecido como lar de passagem ou lar transitório, ou mesmo LT. "É uma das melhores maneiras de ajudar animais resgatados”, pontuou.

O diretor de saúde Dr. Manuel destacou que muitas vezes os engajados na causa animal acabam atuando por conta própria. “A gente vê que algumas iniciativas, tanto da Câmara, como da prefeitura, começaram a ser feitas. Então, é muito bom ter a Câmara voltada para ações e iniciativas deste cunho, para que a gente dê continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos na cidade”, comentou o diretor.

O vereador Chandelly, explicou as ações que são realizadas na cidade de Votuporanga e toda a sua luta em prol da causa animal junto com a equipe do delegado Bruno Lima. Elogiou a iniciativa dos vereadores, do Poder Executivo e voluntariado quanto à realização e organização da audiência pública. "O trabalho conjunto incentiva ações educativas e colabora na punição rígida para quem comete crime de abandono e de maus-tratos", destacou.

O prefeito Du Lourenço informou que o município tem colaborado com a causa animal e continuará prestando todos os serviços que forem necessários, como: Castração gratuita de cães e gatos; atendimento veterinário; Liberação de espaço para acolhimento; Recebimento e direcionamento de denúncias contra abandono e maus-tratos; e outros. "É importante o diálogo constante com os poderes municipais e com o voluntariado. Estamos aqui para ajudar os animais no que for preciso", destacou.

A audiência resultou em encaminhamentos, são eles: Nomeação da Embaixadora; Criação de grupos de trabalho; Agendamentos e preparação da Campanha de conscientização "A importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta" que será realizada na Escola Modesto, dia 04 de outubro em alusão ao Dia Mundial dos Animais; Diálogo com a saúde para a construção da Campanha de conscientização com foco no Código Sanitário do Município; Parceira entre Executivo, Legislativo, Segurança Pública Municipal e Voluntários da Causa Animal; Preparação para as feirinhas de doação.