Aulas online enviam conteúdos aos estudantes em meio à pandemia Covid-19

Da Assessoria.

Alunos da rede municipal de educação de Bálsamo retornaram as aulas no dia 04 de maio em formato online. O sistema, adotado pela Diretoria Municipal de Educação foi necessário para que as crianças não percam o ano letivo, estudando e cumprindo prazos bimestrais em casa.

Segundo a diretora Walkiria Baracioli o prefeito Du Lourenço havia falado da necessidade do retorno às aulas e buscava uma forma que poderia ser acessível a todos. “O Du falou da necessidade deste retorno, logo concordamos com ele que era realmente necessário e chegamos à conclusão que a melhor forma era as aulas on-line. Também foi pensado em uma forma de economia e por isso adotamos o sistema de grupos de aplicativo de mensagens, formados pelas professoras com mães e responsáveis por alunos. Ali são enviadas vídeos-aulas com orientação dos docentes”, disse ela.

A pandemia levou responsáveis pela educação a esta adaptação como forma de manter o aprendizado não lesando os alunos com faltas ou prazos em entregas de trabalho. “Está tudo muito flexível, pois entendemos que os pais tem que trabalhar para levar o sustento às suas casas e por isso não estamos com a lista de presença. Os prazos para entrega de tarefas e trabalhos também estão mais extensos e ainda damos suporte àqueles que não possuem acesso a internet”, frisou Walquíria sobre as perdas de conteúdos. “Voltando tudo à normalidade, vamos nos empenhar em reforçar os estudos pessoalmente. É um período que mudanças e devemos nos adaptar e contar com o apoio de todos”, concluiu.

Crescimento do EAD.

Cidades menores ainda se adaptam ao sistema de ensino online, mas é bom frisar que o EAD (Ensino a Distância) é o método que mais cresce no Brasil. Hoje, a licenciatura é o grau com mais alunos inscritos, seguido pelos cursos superiores, tecnólogos e bacharelados.

Mestres e doutores em educação debatem muito que, pós-pandemia, escolas municipais, estaduais, federais e particulares vão investir muito nesta modalidade para reforçarem tarefas e aulas, acompanhando a evolução da tecnologia. Muitas, inclusive particulares, já adotam esta prática.

“Hoje em dia a maioria dos jovens estão conectados o dia todo e, levar a educação, nos aparelhos smartphones, será uma forma de driblar a atenção de muitos que estão se aprofundando cada vez mais na cultura inútil”, defendem.