Autismo é tema de palestra na Câmara Municipal

O Governo de Bálsamo em parceria com a Câmara Municipal, APAE de Mirassol e os Amigos dos Autistas, promoveu, na quinta-feira, 27 de abril uma palestra em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.

O encontro que levou o tema: Falando Sobre o Autismo, reuniu familiares, educadores, profissionais da saúde e representantes da comunidade, que puderam contribuir com o debate sobre tratamentos e políticas públicas inclusivas. Os participantes levaram doações de higiene infantil que foram doadas à APAE.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma gama de características variáveis. Dentre elas, pode-se citar a dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial e comportamentos metódicos ou repetitivos.

A palavra espectro remete a uma infinita possibilidade de características, ou seja, cada indivíduo apresenta comportamentos singulares em menor ou maior grau de forma conjunta ou isolada das demais características.

Para acompanhamento são necessários profissionais especializados que possuem habilidades e conhecimentos técnicos para criarem ambientes adequados para promoverem o desenvolvimento e a evolução dos beneficiários, tais como: oficinas de artes, educacionais e esportivas que promovam a melhoria pessoal elevando o potencial de cada aluno.

Durante o evento, profissionais da APAE de Mirassol contribuíram com suas experiências e mostraram aos presentes à importância do tratamento e acompanhamento do portador do TEA. São eles: Fonoaudióloga Cândice, Neurologista Dr. Quintino, coordenadora da saúde do autista e supervisora Castrícia, pedagoga Gabriely e a psicopedagoga Natália. Todas supervisionadas pela diretora da APAE Susan Meire.

Na organização estiveram à frente a advogada Dra. Carol Naliati, a colaboradora Tatiane Tibúrcio, a professora Lurdinha Naliati e a presidente do Fundo Social, Maria Conceição.

Representando o prefeito Du Lourenço esteve o chefe de gabinete Júnior Naliati, além da diretora de educação, professora Walkiria, diretor de saúde, Dr. Manuel Silva e o vereador Léo Corte, representando a Câmara Municipal.

“Por ser nosso primeiro evento em Bálsamo sobre o tema foi muito satisfatório a participação da comunidade que nos mostrou que devemos promover mais encontros e palestras sobre o tema. Agradeço a Câmara por ceder o espaço e ao prefeito Du Lourenço por todo apoio”, concluiu Dra. Carol.