Bálsamo continua vacinando contra a Febre Amarela

A Diretoria Municipal de Saúde de Bálsamo informa que em nossa região, continua a vacinação normalmente, sem alterações no calendário. O Posto de Saúde, na área central da cidade, bem como o Posto de ESF que fica na Rua Julio Mansueto Cavalin entre o Jardim Cristina e Vila São Luiz permanecem com disponibilização da vacina da Febre Amarela em suas salas de vacina, no seu horário normal de funcionamento. Segundo o Dr. Manuel da Silva, Diretor de Saúde do Município, existe a disponibilidade de uma dose para cada habitante que solicitar, não sendo fracionado o material imunológico. Uma vez aplicada a vacina a pessoa fica imune por 10 anos.

A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa endêmica nas florestas tropicais das Américas e da África causando surtos esporádicos ou epidemias com impacto para saúde pública. O vírus da febre amarela pertence ao gênero Flavivírus,a transmissão ocorre em dois ciclos distintos: urbano e silvestre.

• No ciclo urbano, a infecção ocorre diretamente, a partir da picada do Aedes aegypti, sendo o próprio homem infectado propagador do vírus na população.

• No ciclo silvestre, os mosquitos são transmissores e reservatórios do vírus, ao contrário dos primatas não humanos (PNH), apenas hospedeiros amplificadores do vírus.

O esquema vacinal permanece:

Dose Subcutânea, 0,5 ml, com dose única na vida, ou seja, se o paciente já tem uma dose (independente de quando foi feita), já é considerado imunizado, não havendo necessidade de realizar outra dose.

Mesmo que o paciente vá viajar para locais que estão tendo casos positivos para a doença, se ele já tem uma dose de vacina, não há necessidade de realizar outra.

Lembrando que a vacina de Febre Amarela está contra indicada para gestantes e/ou puérperas que estejam amamentando.

Comunicação – Diretoria Municipal de Saúde