Bálsamo implantará Estratégia Saúde da Família (ESF) e terá médico para atender na casa do paciente

Durante a semana, o prefeito Du Lourenço e o diretor de saúde do município de Bálsamo Dr. Manuel da Silva, receberam na prefeitura a Articuladora da Atenção Básica da Saúde da DRS-15 de Rio Preto Rosidelma Sisdeli, a Delma. Na pauta da reunião um assunto de extrema importância para a população de Bálsamo, a vinda e a implantação de uma unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) no município.

Delma responde por um consórcio público, para o atendimento da saúde da população de 20 municípios, dentre os quais, Bálsamo pertence, sendo que a DRS (Diretoria Regional da Saúde) conta com a abrangência de 102 municípios. A profissional propôs oferecer todo o apoio para a implantação da  ESF que trará o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde do Governo Federal. Dona Encarnação Gasque Molina Prandi, profissional da saúde de Bálsamo, adiantou que toda a documentação já está em aberto no Ministério, restando ao município começar a trabalhar. “Eu particularmente lutei muito nos últimos anos, mas, os governos anteriores, não se interessaram, para mim, será um sonho que se realizará”, disse.

O prefeito pediu agilidade para o processo de implantação, dizendo que tem grande amizade com o Dr. Cacau Lopes, atual secretário de saúde da cidade de Guapiaçu, onde o programa funciona perfeitamente há alguns anos. Dentre as vantagens que a ESF oferece, está a Saúde Bucal, onde o Governo Federal oferece verba para a aquisição de próteses dentárias. A Estratégia Saúde da Família oferece atendimento de 1 médico domiciliar por 40 horas semanais, uma enfermeira, um técnico em enfermagem e de 4 a 6 agentes comunitários de saúde que visitam periodicamente as casas para fazer levantamento da realidade da saúde do município.

Segundo Delma o Governo Federal oferece a verba para os salários, ficando por conta do município a administração de pessoal e a logística do programa, como, local para funcionar, com isso, o Posto de Saúde esvazia. A cada período o Ministério da Saúde manda uma equipe do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), onde realiza uma avaliação do pessoal, podendo aumentar, segundo a avaliação para mais equipes de atendimento.

24/01/2017

Bãlsamo terá