Bálsamo mais uma vez é sede da Copinha 2023

A Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou no dia 03 de novembro os grupos e definiu as sedes da edição de 2023 da tradicional Copinha, a Copa São Paulo de Futebol Juniores.

Bálsamo, pela terceira vez consecutiva é mais uma vez sede do maior torneio juvenil que será disputado entre 2 e 25 de janeiro.

As 128 equipes foram divididas em 32 grupos com quatro equipes, e os dois melhores de cada chave avançam ao mata a mata. O Estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira pertence ao grupo 02 que receberá as equipes do Mirassol (SP), Chapecoense (SC), União ABC (MS) e Inter de Minas (MG).

O sorteio aconteceu no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Du Lourenço e do chefe de gabinete Júnior Naliati, além de craques do futebol brasileiro.

Vale ressaltar que grandes jogadores que brilham, ou brilharam, no futebol brasileiro e mundial já disputaram a competição por seus clubes formadores. Nomes como Neymar (Santos), Cafú (São Paulo), Vinícius Júnior (Flamengo), Kaká (São Paulo), Fred (América-MG), Casemiro (São Paulo), Guilherme Arana (Corinthians), Deco (Corinthians), Dida (Vitória), Rogério Ceni (São Paulo), Gabriel Jesus (Palmeiras), Marquinhos (Corinthians), Luizão (Guarani) e Vagner Love (Palmeiras) participaram da Copinha.

Na sua última edição, a competição teve como grande destaque o garoto Endrick, de apenas 16 anos (à época com 15), que foi peça fundamental da vitoriosa campanha do Palmeiras na Copa São Paulo.

O maior campeão da Copinha é o Corinthians, que possui dez títulos. Fluminense e Internacional vem logo atrás, cada um com cinco conquistas. Completando o pódio, São Paulo e Flamengo aparecem com quatro canecos cada.

A primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior foi organizada e disputada em 1969, tendo o Corinthians como campeão. A Copinha de 2023 será a 53ª edição do torneio. A grande final está marcada para o dia 25 de janeiro, data na qual a cidade de São Paulo completará 469 anos.

“Mais uma vez estamos ansiosos para sediar este campeonato que movimenta nosso comércio trazendo torcedores de todo o Brasil. Para nós está sendo uma honra, lembrando que há 3 anos éramos a única cidade da região a conseguir sediar esta importante evento. Bálsamo mais uma vez entra para o circuito de grandes eventos nível estado e Brasil”, comentou o prefeito Du Lourenço.