Bálsamo participa do Dia do Desafio

No dia 25 de maio de 2022 aconteceu a 28ª edição do Dia do Desafio, uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All. No Continente Americano, a campanha é coordenada pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura com participação dos governos municipais.

O propósito principal do Dia do Desafio é estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo, por meio da prática regular de atividades físico-esportivas. Além disso, um de seus papéis fundamentais é fortalecer as relações entre cidades, instituições e pessoas.

Desde sua origem, as prefeituras municipais assumiram um papel protagonista no Dia do Desafio, com o compromisso de desenvolver uma programação rica e ampla, em parceria com instituições públicas e privadas, e o engajamento de todos os segmentos e setores sociais.

Em 2020 e 2021, o Dia do Desafio foi impactado pela pandemia de Covid-19, especialmente em função do confinamento social da população.

Os organizadores este ano consideraram que as cidades, instituições e pessoas se encontram num momento de reorganização e retomada de suas atividades pós restrições causadas pela pandemia COVID-19, e por isso o foco das ações da campanha concentrou-se na tarefa de estimular que as entidades participantes para que voltassem os olhares para seus respectivos públicos, e especialmente para os espaços, e proponham atividades presenciais que sensibilizem e ampliem o acesso às diversas práticas físico-esportivas, visando a diminuição do sedentarismo e gerando impactos positivos no bem viver individual e coletivo.

O formato este ano foi sem a tradicional competição amistosa entre as cidades e teve o lema ocupar espaços e reunir pessoas! Desta maneira, Bálsamo deu sua contribuição com o apoio Projeto Fiorilli, da Escola Estadual Joaquim Silvio Nogueira, do Projeto casa Verde Amarelo e dos atletas do Basquete (masculino e feminino).