Bálsamo se despede do ex-prefeito Ressu

Bálsamo se despediu, no dia 25 de abril, do ex-prefeito Jesus Soler Rodrigues, carinhosamente conhecido por Ressu, como era chamado pelos seus pais espanhóis (pronúncia de Jesus em espanhol), aos 87 anos. Ressu nasceu em 09 de março de 1937, filho do emigrante espanhol João Soler Flores (em memória) e Manoela Rodrigues Cano Soler (em memória). Nascido e criado em Bálsamo, formado em contabilidade, em 1961 foi nomeado, através de concurso público, como secretário da administração municipal pelo então prefeito Aristides Arantes, entrando para a vida pública no ano de 1967, quando foi eleito como o quarto prefeito de Bálsamo no mandato de 1967 a 1970.

Depois se elegeu nos mandato de 1973 a 1976 e 1989 a 1992, sendo três vezes prefeito do município. Foi vereador por três mandatos: de 2005 a 2008, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. Também se destacou como Presidente da Câmara nos anos de 2010 e 2012. Foram mais de 50 anos de trabalho prestado na vida pública.

Casado com Benvenida Lopes Soler Rodrigues (83 anos), teve um filho: João Pedro (em memória) e um neto: João Vicente, hoje com 17 anos.

Uma de suas grandes obras enquanto prefeito foi em 1967, quando construiu a arquibancada e ‘alambrou’ do Estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira, atraindo, na época, milhares de torcedores de Bálsamo e toda a região que assistiam aos jogos de domingo do então Juvenil de Ouro do Bálsamo Futebol Clube (BFC).

Ressu também promulgou a Lei Orgânica de Bálsamo no dia 02 de abril de 1990, o relator na época foi o então vereador constituinte Júlio Martins Parra.

“Perdemos o nosso amigo prefeito Ressu. Um homem honrado, que dedicou a sua vida por Bálsamo, sendo vereador e prefeito por três mandatos. Ressu deixa seu legado e sua importante parcela de contribuição. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos. Vai fazer muita falta para nossa cidade”, postou o prefeito Du Lourenço em suas redes sociais.

O Governo de Bálsamo decretou luto oficial de três dias em agradecimento e reconhecimento aos trabalhos prestados por Jesus Soler Rodrigues. O velório ocorreu no dia 26 de abril na Câmara Municipal.