Cadastro Municipal de Cultura

Postado dia 15/12/2022

A Prefeitura Municipal de Bálsamo por meio da Diretoria Municipal de Educação e Cultura realiza o presente cadastro com objetivo de mapear e formar o banco de dados dos fazedores culturais - artistas nas suas mais diversas modalidades, produtores, técnicos, agitadores culturais, grupos e espaços culturais.

O cadastro poderá servir para atender aos pré-requisitos e base de avaliação e validação da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2. Visa também aproximar de forma democrática artistas e profissionais de arte e cultura que almejem parcerias com a Prefeitura Municipal de Bálsamo, o fomento da produção cultural local, atendendo aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade.

O cadastro, tanto de pessoa física ou jurídica, será realizado mediante o autopreenchimento, baixando o formulário disponível aqui neste site, ou de maneira presencial na sede da Diretoria Municipal de Educação e Cultura na Rua Minas Gerais, 637, centro, próximo a Delegacia de Polícia. Portanto, não há como pensar em Políticas Públicas Culturais sem dados e informações, e pensando nisso, a Diretoria Municipal de Educação e Cultura de Bálsamo desenvolveu esse sistema, reunindo o máximo de informações sobre a produção cultural da nossa cidade e subsidiar nosso Sistema de Indicadores Municipais da Cultura. Fica explícito e declarado que o cadastro não cria nenhum vínculo ou obrigação de contratação de qualquer natureza por parte da Prefeitura Municipal; Declara o cadastrado que as informações aqui prestadas são verdadeiras, estando o mesmo ciente de que toda e qualquer declaração falsa está sujeita aos ditames da legislação em vigor; E você? Conhece algum(a) artista, profissional ou espaço de Cultura?

Nos ajude a chegar até ele(a)! A inscrição é gratuita!

Precisa de ajuda para se cadastrar? Ligue 3264-1333 estaremos à disposição.

Diretoria Municipal de Educação e Cultura. Rua Minas Gerais, 637, centro, próximo a Delegacia de Polícia.

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8H00 às 12H00 e das 13H30 às 17H00

 

 

Diretoria de Educação e Cultura promove Audiência Pública da Lei Paulo Gustavo

A Diretoria Municipal de Educação e Cultura promoveu na Câmara Municipal uma audiência pública com os artistas de Bálsamo para debaterem sobre os recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

Evento produtivo com a participação dos fazedores de cultura.

Em breve vários eventos culturais acontecerão através do incentivo do Governo Federal.

        A Lei Paulo Gustavo (195/2022) foi criada para apoiar o setor cultural durante a pandemia, porém o governo passado havia vetado a proposta e adiou os repasses. Apenas agora, com o presidente Lula e a reconstrução do Ministério da Cultura que as cidades estão garantindo o benefício.

        Bálsamo tem um prazo estipulado para apresentar o plano de ação, começando com a audiência pública e seguindo o que pede a regulamentação que prioriza artistas com a liberação de verbas para aquecer o setor.

        “Estamos em busca destes recursos para beneficiarmos os nossos artistas e investir ainda mais no setor cultural de Bálsamo. O prefeito Du Lourenço nos pediu total atenção nisso e por estamos focados para obtermos os melhores resultados”, disse a diretoria de educação e cultura, professora Walkiria Baracioli.