CAE fiscaliza merenda escolar da rede municipal de ensino

Durante a semana passada, o CAE (Conselho de Alimentação Escolar) esteve fiscalizando todas as merendas escolares da rede municipal de ensino.

O Conselho de Alimentação Escolar foi criado com a finalidade de assessorar e fiscalizar o Governo de Bálsamo na execução do Programa de Assistência e Educação Alimentar mantidos pelo município, motivando a participação de órgãos públicos e da comunidade na execução de seus objetivos.

A ele compete acompanhar, fiscalizar e controlar a aplicação de recursos destinados à merenda escolar, inclusive os recursos federais transferidos à conta do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) além de zelar pela qualidade dos produtos, em todos os níveis, desde a aquisição até a distribuição, observando sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias, receber, analisar e remeter ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com parecer conclusivo, as prestações de contas do PNAE, encaminhadas pelo município, promover a elaboração dos cardápios dos programas de alimentação, respeitando os hábitos alimentares, sua vocação agrícola, dando preferência aos produtos “in natura”, orientar a aquisição de insumos para o Programa de Alimentação Escolar, dando prioridade aos produtos da região, dentre outros.