CÃES E GATOS: Pela 1ª vez, prefeitura fará mutirão para castração de animais de médio e pequeno porte

Inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, dia 28 de janeiro e todos os animais serão cadastrados no FUNSOL (Fundo Social de Solidariedade) ao lado da Diretoria de Educação, área central da cidade.

Ultimamente o controle habitacional de cães e gatos em Bálsamo está quase impossível, já que, principalmente os gatos procriam muito rápido. gestação das gatas dura entre 57 e 63 dias, ou seja, aproximadamente dois meses.

O prefeito Du Lourenço se reuniu com Neuci Capeli, Administradora do Grupo de Protetores de Animais de Bálsamo, para estudar uma maneira para atender toda a população que necessite de tal benefício e chegou-se a conclusão que o primeiro passo é fazer as inscrições dos animais que se enquadram na campanha e a partir de segunda-feira, dia 28 de janeiro as inscrições estarão abertas no FUNSOL (Fundo Social de Solidariedade), ao lado da Diretoria Municipal de Educação, na Rua Minas Gerais, 647, centro da cidade.

Em principio receberão a castração os animais considerados de rua, posteriormente os animais de doação e caso o proprietário (sociedade) queira os demais animais também receberão tal atendimento.

Segundo o prefeito, além de controlar a natalidade dos animais, a medida também servirá para o controle de doenças transmitidas pelos mesmos como:

CACHORRO - O cachorro pode infetar seu dono causando alergias de pele ou problemas respiratória, além de poder desenvolver micoses nas unhas e doenças como sarna ou Lyme, porque seu pelo acumula vários micro-organismos, como pulgas ou carraças, por exemplo.

Além disso, o cachorro pode transmitir a doença da raiva através da mordedura que pode provocar paralisia dos membros e ser fatal para o ser humano.

GATO - O gato pode transmitir toxoplasmose, que é uma infecção causada pela ingestão de alimentos contaminados, como vegetais ou carne, ou pela transmissão direta durante a gravidez. Saiba tudo sobre a toxoplasmose e evite complicações mais graves.