Caminhada com Jesus: Encenação da Paixão de Cristo

O início da “Caminhada com Jesus”, como ficou conhecido o evento, remonta à madrugada da Sexta Feira Santa de 1986, na qual se deu início a uma procissão em Bálsamo, com a finalidade de lembrar a Paixão de Cristo. Nesta época tal procissão era realizada por mais ou menos 30 pessoas, que percorriam um trajeto de aproximadamente 4,2 km, desde a capela de Nossa Senhora Aparecida na cidade, até um Cruzeiro, na zona rural, rezando e meditando a Via Sacra ao longo do caminho.

Com o passar do tempo, o número de pessoas que participavam desta procissão foi aumentando. Então, em 1997 foi criada uma encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, representada por fiéis da comunidade. A encenação tinha início em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os atores e demais fiéis percorriam o trajeto até o Cruzeiro, somente à luz de velas e meditando a Via Sacra. Ao chegarem lá, era encenada a crucificação e morte de Jesus.

No início, a encenação era realizada de maneira simples, mas todos gostaram da idéia. Com o passar do tempo, ela foi evoluindo, passando a ter mais integrantes, mais detalhes e efeitos, sempre contando com o apoio da comunidade de forma geral.

No ano de 2004, o evento teve grande repercussão, tendo sido mostrado em uma reportagem em rede nacional, contando com cerca de 80 fiéis na encenação, mais de 4.000 fiéis na procissão e com a presença do então bispo diocesano de Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, atual Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

Nos anos seguintes a quantidade de pessoas no evento continuou aumentando, o que levou à troca do local de início da encenação. Foram realizadas apresentações no cruzamento das ruas próximas a Capela de Nossa Senhora Aparecida e no pátio da Antiga Estação Ferroviária de Bálsamo.

Em 2009, devido ao grande público esperado, o evento migrou para o palco da praça central de Bálsamo e chegou a contar com mais de 100 fiéis na encenação. O público neste mesmo ano superou 5.000 fiéis. Desta vez, o então bispo de Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, atual Arcebispo de Uberaba, também esteve presente prestigiando o evento.

Nos anos de 2020 e 2021 não foi possível à realização do evento em virtude das restrições impostas pela Pandemia da Covid 19, retornando em 2022, com massiva participação de público e a presença de nosso atual Bispo Diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar.

Em 2023, a participação do público foi surpreendente. Mesmo sob chuva, as pessoas compareceram ao evento e munidas de guarda-chuvas, assistiram à encenação e fizeram o percurso da caminhada, dando um belíssimo exemplo de Fé e Devoção.

O evento não tem fins lucrativos e é totalmente custeado por doações da população, campanhas de arrecadação e auxílios do Governo Municipal de Bálsamo.

Devido ao grande público que tem comparecido todos os anos ao evento, alguns cuidados para a comodidade dos fiéis passaram a ser tomados. No trajeto da caminhada são colocados sanitários químicos e latões para o recolhimento adequado do lixo, pensando-se também no respeito ao meio ambiente. Distribui-se gratuitamente água. As velas também são fornecidas sem custo ao público.

Assim como nos anos anteriores, em 2024 a Caminhada com Jesus será realizada em três etapas: início da encenação da Paixão de Cristo às 3 horas da manhã no Palco da Praça Central de Bálsamo, em frente à Igreja Matriz; em seguida a caminhada penitencial à luz de velas, com a meditação da Via Sacra até o Cruzeiro Municipal e por fim, a encenação da crucificação e morte de Jesus.

Será realizada novamente a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem repassados a famílias carentes.

Fotos de Beatriz Euzébio Chioveto.