Imprimir Postagem
Campanha da Poliomielite e atualização da caderneta de vacinação vai até 9 de setembro

A Diretoria Municipal de Saúde está promovendo até o dia 9 de setembro a Campanha Nacional contra a Poliomielite na Sala de Vacinas do Posto de Saúde Central.

        O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 6H30 às 12H00 e das 13H00 ás 16H00 e tem como objetivo imunizar e atualizar as cadernetas de todas as crianças e jovens menores de 15 anos.

        “É muito importante mantermos atualizadas as carteirinhas de vacinação dos nossos jovens e crianças para evitarmos problemas atuais e principalmente futuros. Imunize quem você ama”, comentou o diretor de saúde Dr. Manuel Silva.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

“A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”, frisou Dr. Manuel Silva.

Poliomielite.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Colaborou: Ministério da Saúde.

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Saúde