Celsinho Porfírio vence campeonato de açougueiro e vai para os Estados Unidos e Austrália

O balsamense Celsinho Porfírio, 33 anos, foi campeão do Butcher Wars Brasil, a batalha internacional de açougueiros profissionais etapa Brasil que aconteceu no dia 06 de agosto em São Paulo.

Foram oito competidores que tinham 30 minutos para realizar cortes em cordeiro e suíno com uma plateia de mais de três mil pessoas.

Celsinho faz parte da Seleção Brasileira de Açougueiros desde 2018 e com isso foi selecionado para competir na World Butcher Challenge nos Estados Unidos no dia 20 de agosto. E como campeão este ano no Brasil, foi selecionado para o ano que vem representar o país na Austrália.

“Passa um filme em minha cabeça, desde quando comecei no estabelecimento do Ronaldo Custódio. Entrei aos 14 anos para ser entregador e logo já me apaixonei pelas carnes e hoje sou multiplicador de conhecimento e ainda participo de campeonatos sendo reconhecido e levando a o nome da minha terra querida”, emocionou o profissional.

Celsinho foi professor em cursos de açougueiros ministrados no município em parceria com o Fundo Social e agora mostra seu potencial para o mundo, levando a bandeira de Bálsamo.

Um balsamense na terra do Tio Sam.

A Seleção Brasileira De Açougueiros, a qual Celsinho Porfírio faz parte desde 2018, irá disputar pela 2ª vez o mundial de Açougues. Conhecida como Olimpíadas da Carne, o World Butchers Challenge é realizado pelo Conselho Mundial de Açougueiros com sede na Nova Zelândia.

O evento é o mais importante da categoria, visto que na Europa estes concursos são à base de formação dos profissionais de açougue, valorizam a profissão e agregam valor aos estabelecimentos e açougues de carne artesanais.

O Brasil foi selecionado para a disputa, pela primeira vez, em 2017 e participou do campeonato mundial de 2018 em Belfast, conseguindo um 6º lugar, e colocando o Brasil no mapa das escolas Europeias e da Oceania.

“Nestes países a valorização do profissional é tão grande que existem a formação educacional de açougueiro, com cursos de graduação e pós-graduação”, lembrou Celsinho.

Devido o desempenho do time, a equipe foi classificada para a etapa de 2020. “O campeonato acontece a cada dois anos, em sedes que são escolhidas posteriormente ao evento. Devido à pandemia o evento foi adiado para Setembro de 2022”, disse o açougueiro.

É estimado a presença de 3.5000 pagantes durante os dois dias de competição, que acontecerá no Ginásio Golden Center 1, famoso por sua tecnologia e também ser a casa do time de basquete local. O Sacramento Kings.

O evento que acontece neste final de semana terá cobertura mundial e as duas provas que serão transmitidas ao vivo para países com tradição neste tipo de evento, como França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e França.

Segundo Celsinho, serão 13 seleções: Austrália, Alemanha, Brasil, Irlanda, Pais de Gales, Islândia, Inglaterra, Nova Zelândia, França, Portugal, Estados Unidos, Itália, Canadá.

O time brasileiro é formado por: Alder Lopes (Capitão), Elder Rheis, Marcelo “Bolinha” Conceição, o balsamense Celso Porfirio, Daniela França Pinto e Fernanda Camargo.

“O evento é importantíssimo para manter a profissão de açougueiro viva, manter e incluir socialmente jovens açougueiros que ao ver um time ase desenvolvendo internacionalmente, tem o aspiracional de onde esta linda profissão os pode levar”, concluiu Celsinho.

Enviamos nossos pensamentos positivos a este balsamense nesta viagem internacional desejando uma boa sorte.