CRAS de Bálsamo e SESI colocam mais cor e sabor na vida das pessoas

Da Assessoria

Corrêa Netto

 

A busca pela qualidade de vida e por um corpo saudável vem motivando cada vez mais a população assistida pelo CRAS de Bálsamo a adquirir hábitos que valorizem uma boa alimentação e exercícios físicos regulares. Uma prova disso é o trabalho desenvolvido pelo SESI de Rio Preto com os grupos que frequentam o Centro de Referencia em Assistência Social. Isso acontece desde o início das atividades no segundo semestre de 2017, com a vinda da Carreta SESI para a cidade com muito foco e participação nos encontros.

O Departamento de Assistência Social em parceira estabelecida com o Serviço Social da Indústria – SESI vem garantindo  às famílias usuárias da Política de Assistência Social de Bálsamo através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo o acesso na participação de oficinas que tem como intuito proporcionar o desenvolvimento da autonomia e  protagonismo social e torná-los agentes transformadores de sua própria realidade social, superando assim sua situação de vulnerabilidade e minimizando situações de risco social.

        A oficina em pauta refere-se ao tema ESCOLHAS CONSCIENTES PARA  TODAS AS IDADES, com atividades teóricas e práticas onde foram apresentadas técnicas de alimentação saudável segura, com foco no valor nutricional dos alimentos, na forma correta de higienização,conservação, manipulação,  e orientação em casos de colesterol, hipertensão, diabetes e obesidade.

As atividades foram desenvolvidas em espaço de convivência do CRAS priorizando famílias dos Programas de Transferência de Renda: PBF e Renda Cidadã, RC.

Dez Passos para uma alimentação saudável:

1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições e não exagere na quantidade.

2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais como arroz, milho e trigo; tubérculos como as batatas; raízes como a mandioca/macaxeira/aipim; pães e massas nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por semana.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

FONTE MINISTÉRIO DA SAÚDE

21/02/2018

CRAS de Bálsamo e SESI
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