Depois de anos sem funcionar, Fonte Luminosa volta a dar o tom da alegria para as pessoas

“A água e a luz, irmanadas, provocam sensações de sonho e nos desvendam os mistérios de Deus”. Esta é a frase existente na placa de inauguração desde abril de 1987, quando o então saudoso prefeito Luiz Steque Rodrigues entregou a Fonte Luminosa para a população balsamense na Praça Central da cidade.

O vice-prefeito de Steque era o senhor João Alves de Paula, o João Constâncio e a Câmara Municipal era composta pelos vereadores Francisco José de Paula Junior, presidente e Benedito Antônio Brizante, Vão Honorato Alves, Antônio Castilho, João Vasques Ebanhas, Miguel Soler de Haro, Osvaldo Cossi, Mauro Capelo e Francisco Bueno Melato. Juntos na presença da população, entregavam no dia 18 de abril daquele ano, há exatos 30 anos uma das mais belas obras até hoje existente na área central da cidade.

Em 2011, o então prefeito José Pântano, tentou fazer a revitalização da Fonte, mas, segundo entendidos no assunto, com a diminuição do lago, não suportou a água jorrada do fontanário e ele não conseguiu senão praticamente aniquilá-la e desde então a população deixou de apreciá-la nas noites de final de semana.

Agora com técnicos especializados e com muito trabalho voluntário, desde quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o prefeito Du Lourenço devolveu o espetáculo idealizado por Luiz Steque Rodrigues para a população. Ficou determinado pelo prefeito, que a Fonte Luminosa, passe a funcionar todo Final de semana, a partir de quinta-feira, das 18h00 as 23h00, como na época de seu idealizador.

Nathiely Cristina M. Silva, estudante universitária, moradora da cidade desde que nasceu achou ótima a intenção do prefeito e no final da semana passada ficou por horas apreciando a beleza da Fonte. “Acho que a água misturada com as luzes da um efeito muito bonito e a gente fica um bom tempo ‘viajando nas cores’”. Para a moradora Adriana Sartori, “Ficou Linda”.

Um fontanário ou chafariz, às vezes chamado somente por fonte, é uma construção, ornamental ou não, provida de uma ou mais bicas, de onde jorra água potável. Geralmente, situa-se em local aberto à visitação pública, como praças e jardins. Pode ser erigido com diversos propósitos, dentre eles: manter a umidade do ar, saciar a sede, servir de ornamento ou decoração, no caso da Fonte Luminosa de Bálsamo, ela só não atende o requisito “saciar a sede”.

15/02/2017

Fonte Luminosa volta a dar o tom da alegria para as pessoas