Educação Viária é Vital é o mais novo programa educacional em Bálsamo

Bálsamo é uma das cidades, entre as 45 inscritas, que está sendo beneficiada com o Programa “Educação Viária é Vital”, promovido em parceria com o DETRAN/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e a Fundación MAPFRE.

A iniciativa desenvolve ações focadas em segurança para o trânsito por meio de ações integradas aos currículos escolares e envolve tanto professores como alunos.

A formalização do programa foi assinada pelo prefeito Du Lourenço junto dos vereadores Preto Enfermeiro e Kelen Maschio durante cerimônia realizada em São Paulo no dia 20 de julho no auditório da sede do DETRAN/SP.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a previsão é que o programa capacite 2.160 professores e alcance mais de 75 mil alunos no estado de São Paulo. Desde 2015, quando teve início a primeira parceria, mais de 2.800 professores já foram capacitados, em 657 instituições de ensino de 17 cidades do Estado de São Paulo.

De acordo com o DETRAN/SP, a missão do “Educação Viária é Vital” é reduzir os índices de acidentes de trânsito por meio de ações educativas que primem pela adoção de comportamentos básicos para um deslocamento seguro, de maneira que crianças e adolescentes possam adquirir hábitos que contribuam para a formação de cidadãos mais atentos, conscientes e respeitosos em relação à segurança viária.

Para promover a formação, são cedidos materiais didáticos de apoio e orientação para a elaboração de projetos escolares a serem desenvolvidos pelos educadores em conjunto com os alunos.

Ao final de cada ano, a Fundação MAPFRE promove o encontro nacional do programa, apresentando projetos de destaque de cada município participante concorrendo a premiações.

Segundo a Fundação MAPFRE, o programa se propõe a envolver os alunos em observação, análise e crítica das condições de circulação dentro da escola, na comunidade do entorno (bairro) e na cidade; Promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentro e fora da escola; Favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação destes alunos nos espaços da escola, da comunidade e na cidade; Dar visibilidade a projetos escolares que se destaquem na implementação de ações educativas sobre a circulação viária.

“Um programa bastante interativo que vai ajudar as nossas crianças a terem uma educação de trânsito e, assim, minimizar os acidentes que, infelizmente, tem aumentado gradativamente devido a falta de consciência de muitos motoristas. É um projeto que vamos colher resultados lá na frente, quando a criança atingir sua maioridade, sem deixar, durante este tempo de ser fiscalizadora dos pais que estão no controle do veículo”, comentou o prefeito Du Lourenço.