Encenação da Paixão de Cristo em Bálsamo reúne milhares de fiéis

A tradicional procissão e encenação da Paixão de Cristo terminou no início da manhã desta sexta-feira (14) em Bálsamo (SP). Segundo os organizadores, pelo menos cinco mil pessoas acompanharam a encenação. A celebração começou a partir das 3h.

A procissão começou na praça da Matriz, no centro da cidade, onde aos poucos foi sendo tomada por uma multidão. O drama da Paixão de Cristo começou de madrugada e atraiu gente de toda região e de todas as idades. Esta encenação de Bálsamo existe há mais de 30 anos e é a mais famosa do noroeste paulista.

As cenas que mais impressionam são da prisão e da condenação de Jesus. O momento é de emoção para os fiéis que acompanham. “Sempre participei da procissão de Bálsamo, aguento firme os cinco quilômetros de caminhada. É gostoso participar, traz uma paz e um conforto muito grande”, diz o aposentado Moacir Pereira de Carvalho, de 72 anos.

Quem participa como ator garante que a apresentação vai muito mais além do que uma simples encenação teatral. “Foi minha primeira participação como Jesus, foi emocionante, fui meditando o calvário todo, a gente vai vivendo o que Ele viveu, vai sentido as dores dele”, afirma o ator Renan Alves Pereira, que viveu Jesus.

Depois de uma hora de encenação na praça, os atores e o público partiram para a procissão. Foram mais ou menos cinco quilômetros, incluindo estrada de terra, acompanhando os últimos passos de Jesus até o calvário.

O silêncio da madrugada se rompe com as orações e as únicas luzes que iluminam o caminho são as das velas. Quase duas horas depois os fiéis chegam ao local da última cena. No alto do Cruzeiro, é hora de acompanhar um dos momentos mais tristes: a crucificação de Jesus.

Por G1 Rio Preto e Araçatuba / Fotos: Graciela Andrade/TV TEM

15/04/2017

Cena da encenação em Bálsamo (Foto: Graciela Andrade/TV TEM)