ESF Dr. Zenir Zamarioli na Vila Cristina desafoga atendimento do Posto de Saúde

Da Assessoria

Corrêa Netto

        Esta semana foi publicada pelo Ministério da Saúde uma Portaria dando conta de que duas cidades da região foram descredenciadas para o atendimento de Postos de Saúde da Família, incluindo Bálsamo.

        Para o leitor entender exatamente o que aconteceu, devemos voltar no tempo, em um passado não muito distante, quando no governo 2005/2008 e 2009/2012 tentou-se implantar 2 postos de PSF (Programa Saúde da Família), e a administração da época não obteve êxito, pois, deixou de preencher os requisitos necessários para a implantação dos mesmos. Com isso o Posto de Pronto Atendimento que funciona no centro da cidade ficou sobrecarregado para o atendimento de toda a cidade, hoje com aproximadamente 8 mil habitantes.

        A portaria publicada pelo Ministério da Saúde em meados de junho deste ano cita exatamente aqueles PSFs, pois, no início de 2017, o prefeito Du Lourenço recebeu a articuladora da Atenção Básica da Saúde da DRS-15 Rosidelma Sisdeli que esteve na cidade e se reuniu com o prefeito  e a equipe do Dr. Manuel da Silva, Diretor Municipal da Saúde para tratar do especificamente desse assunto.

        Portanto, desde meados de 2017, foi implantado com êxito pela atual administração o posto de ESF (Estratégia Saúde da Família) que leva o nome do renomado médico que foi prefeito de Bálsamo ENTRE 1955/1957, Dr. Denir Zamarioli que atende 2 mil pessoas de quatro bairros da cidade adjacentes a Vila Cristina. (Depois da Linha Férrea).

Dr. Manuel disse que atende todas as preconizações do Ministério da Saúde e mantém atendimento das 07h00 As 17h00 diariamente com uma médica especialista em Saúde da Família, uma enfermeira padrão, uma técnica em enfermagem e 8 agentes comunitários de visitação domiciliar. “Até dezembro de 2016, não contávamos com esse atendimento na cidade, hoje atendemos em média 2 mil pessoas no ESF da Vila Cristina e com isso desafogamos o Posto de Saúde central”, disse o diretor.

        No ESF Dr. Denir Zamarioli são feitos atendimentos de Consultas Médicas, Administração de Medicamentos, Troca de Receitas, Nebulização, Aferição de Pressão Arterial, Prevenção de Diabetes e toda a medicina preventiva. “Estamos a cada dia que passa humanizando o atendimento na saúde balsamense e vimos muito positivamente essa conquista”, finalizou Dr. Manuel.

05/07/2018

ESF Dr. Zenir Zamarioli
ESF Dr. Zenir Zamarioli
ESF Dr. Zenir Zamarioli
ESF Dr. Zenir Zamarioli
ESF Dr. Zenir Zamarioli

Comentários