Estudante balsamense é destaque em torneio internacional de Física na Colômbia

O estudante balsamense Higor Rafael Lorijola Vasques, 18 anos, representou o Brasil na 14ª edição do Torneio Internacional dos Físicos (ou IPT, sigla para International Physicists Tournament) sediado na Universidade Industrial de Santander, em Bucaramanga, na Colômbia.

A competição ocorreu de forma presencial entre os dias 9 e 14 de maio, trazendo aos participantes novos desafios e experiências. Ao todo, o torneio contou com a participação de 15 equipes de faculdades de todo o mundo, numa semana de discussões sobre problemas em aberto em diferentes áreas da física.

Higor, que cursa o segundo ano, junto de sua equipe disputou o torneio mais importante da modalidade pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), conquistando o segundo lugar. Participaram do torneio junto de Higor os estudantes: João Pedro Minchillo (Guaxupé), Gustavo Fróes (Brasília), Lucas Nogueira (Fortaleza), Álvaro Ribas (São Lourenço), Leonardo Falabela (Bragança Paulista), Pierre-Louis de Assis (Professor de Minas Gerais) e Leandro Tessler (Rio Grande do Sul).

Filho do casal Isinho Vasques (vereador) e Silvia Lorijola o estudante eleva o nome do município e do Brasil, fazendo, inclusive, com que professores e membros do comitê brasileiro de física estudem a possibilidade de incluir a competição como um componente curricular na graduação, já que está é a segunda vez que o Brasil sobe ao pódio.