Imprimir Postagem
FORTALECENDO VÍNCULOS: Assistência Social desenvolve Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Vila Vicentina

O trabalho em grupo torna-se um espaço de possibilidades privilegiando o convívio dos participantes.

Da Assessoria

Corrêa Netto

A Diretoria de Assistência e desenvolvimento Social de Bálsamo, está desenvolvendo na Vila Vicentina, o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) que tem como objetivo trabalhar com os idosos que vivem naquele local em grupo, tornando aquele espaço, possibilidades que previlegiam o convívio, a participação e a criação.

Segundo Maria Paula, Diretora de Assistência Social do Município, as atividades são todas propostas de acordo com os eixos estruturantes dos serviços como: A convivência social e intergeracional, envelhecimento ativo e saudável e a autonomia e protagonismo.

Segundo a diretora, os encontros são realizados uma vez por semana.

O que é SCFV?

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). E foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.

21/02/2019

Fortalecimento de Vínculos na Vila Vicentina
Fortalecimento de Vínculos na Vila Vicentina
Fortalecimento de Vínculos na Vila Vicentina
Fortalecimento de Vínculos na Vila Vicentina
Fortalecimento de Vínculos na Vila Vicentina

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias sobre Social