Governo de Bálsamo adota sistemas de caçambas para manter a cidade limpa

O Governo de Bálsamo, através da aprovação da Câmara Municipal, criou a Lei Municipal 2.439/21 que disciplina o uso de caçambas estacionárias nas vias e logradouros públicos para recolhimento de entulhos provenientes de obras particulares.

A partir desta lei, todos os moradores que necessitarem despejar entulhos em logradouros ou ruas são obrigados a utilizarem as caçambas para descarte correto destes materiais.

O paragrafo único do artigo 2º veda o responsável expor ou depositar entulhos, restos de construção, podas de árvores, móveis e eletroeletrônicos velhos em passeios canteiros, jardins, ruas ou qualquer outro local público, inclusive em lotes e terrenos de terceiros.

Segundo o prefeito Du Lourenço, a criação da lei se fez necessária para cumprir as exigências ambientais, além de dar mais segurança aos servidores públicos que, até então recolhiam este material. “A cidade cresceu e temos que nos adequar ao que diz as leis ambientais e pensar na segurança de nossos servidores que eram responsáveis por estas coletas por todo município”, enfatizou.

EcoPontos facilitará a vida de moradores.

A prefeitura terá os EcoPontos que são locais destinados ao depósito destes materiais em pontos estratégicos da cidade. “Criamos os EcoPontos. São locais onde deixaremos caçambas à disposição dos moradores que desejam depositar entulhos, móveis velhos e podas de árvores e jardins. Facilitando a vida de quem precisa, mas que possuem poucos materiais para serem descartados”, explicou Du Lourenço.

Placas de identificação mostram com clareza os EcoPontos e informam os tipos de materiais que podem ser descartados.

Em função do acelerado crescimento e desenvolvimento econômico, Bálsamo é um município que tem gerado grande quantidade de resíduos, principalmente na área da construção civil (entulhos).

“Ressaltamos que, além de atender as exigências ambientais, geraremos uma economia nos gastos públicos com menos manutenção de maquinários, combustível e servidores”, disse o prefeito.

Segundo o Departamento de Limpeza Urbana, as fiscalizações serão intensas a partir do momento que for cumprido os prazos de divulgação da nova lei. “Todos serão orientados e faremos ampla divulgação e, a partir dai, começaremos com as notificações. Todos os profissionais da construção civil, bem como moradores terão 30 dias para se adequarem.”, diz a nota.

A importância das caçambas nos dias de hoje.

Com crescimento das cidades, o meio ambiente perde espaço a concretos. Com o uso da caçamba de entulhos, todos os resíduos que surgem numa obra ficam em um único local, colaborando com a limpeza da cidade e com a natureza.

A caçamba tem papel fundamental para organização de uma obra, pois ela impede que restos de construção ou outros materiais sólidos parem em locais inapropriados, tais como bueiros e terrenos.

“Nosso objetivo é deixar a cidade mais limpa e organizada, atendendo as exigências dos órgãos ambientais fiscalizadores”, finalizou Du Lourenço.