Os crescentes ataques que aconteceram nas escolas do país fizeram com que o prefeito Du Lourenço, junto da Diretoria Municipal de Educação e Cultura e membros da segurança pública de Bálsamo se reunissem para criarem o Plano Municipal de Segurança nas Escolas.
O primeiro encontro aconteceu no dia 12 de abril na escola Modesto José Moreira com a participação de pais, professores, servidores, representantes da educação e profissionais da área segurança e, juntos, criaram o plano que já foi colocado em prática no dia seguinte com normas que estão sendo seguidas à risca por todos que atuam dentro das unidades escolares.
"Uma reunião produtiva que já colocamos em prática no dia seguinte. Temos a preocupação com nossas crianças, pois a escola que quero para meus filhos é a mesma que quero para todo o município", disse o prefeito Du Lourenço que tem seus dois filhos matriculados na rede municipal de educação.
95% do plano já está concluído. “Estamos aguardando apenas a entrega dos pórticos com detectores de metais que serão instalados nas entradas de todas as escolas, ai sim, poderemos afirmar que estaremos 100% seguros, mas por enquanto, os fiscais estão usando o detector de metal portátil, revistando todos que entram nas escolas”, comentou o prefeito Du Lourenço.
Segundo a Agência Brasil que entrevistou a educadora Telma Vinha, coordenadora de uma pesquisa realizada pela Unicamp, os perfis entre autores de ataques são sempre os mesmos: jovens com baixa autoestima e sem popularidade escolar que nutrem uma falta de perspectiva e de propósito em termos de futuro que é desenvolvido com agressividade dentro do âmbito doméstico, ressaltando que no Brasil não estamos vivendo casos isolados, mas similares a outros países.
“O que devemos ficar atento é que ações podem acontecer em qualquer lugar do mundo. O importante é que nós estamos fazendo a nossa parte e coibindo de todas as formas qualquer tipo de crime que possa ocorrer dentro das nossas escolas e é por isso que também é importante a participação dos pais para que sejam mais presentes na vida escolar de seus filhos, participando ativamente junto de professores e colaboradores”, comentou o prefeito Du Lourenço.
Após a criação do Plano Municipal em Bálsamo, outras cidades se movimentaram, além do estado e união que também já adotaram seus mecanismos para atuarem juntos às escolas em todo Brasil.
“Isso mostra mais uma vez que estamos no caminho certo e agimos de forma rápida e segura, protegendo as nossas crianças e contando com o apoio de toda a comunidade”, finalizou o prefeito Du Lourenço.