Grupo de Teatro do CCI de Bálsamo assiste Peça Teatral no FIT

Da Assessoria

Corrêa Netto

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto se despediu no sábado, dia 14 de julho com seis espetáculos em sua programação. Um dos destaques foi a premiada peça para todos os públicos Chapeuzinho Vermelho, do Projeto Gompa e da Rococó Produções Artísticas (Porto Alegre/RS), que foi apresentada às 15h, no Teatro Municipal Paulo Moura, com entrada gratuita.

Na véspera da despedida, sexta-feira, dia 13, a Diretoria de Assistência Social levou a equipe da Oficina de Teatro do CCI (Centro de Convivência do Idoso) de Bálsamo para assistir a peça.

Trata-se da primeira montagem no Brasil do texto Chapeuzinho Vermelho de Joël Pommerat, um dos nomes mais relevantes da dramaturgia contemporânea mundial. Com direção de Camila Bauer, a encenação brasileira propôs estética de teatro adulto ao mesmo tempo em que a fábula foi pensada também para crianças.

Utilizando de uma linguagem híbrida, a peça busca-se dialogar com as diversas idades de espectador, construindo um espetáculo com distintas camadas de leitura. A obra propõe-se a ser uma “iniciação ao medo”, como define o próprio Pommerat, na medida em que apresenta uma Chapeuzinho que deseja sair de casa e iniciar-se na vida adulta, que tanto lhe fascina e apavora. Depois de muitos alertas da mãe quanto aos perigos da vida e da estrada, a menina acaba defrontando-se com o desconhecido, com tudo o que o caminho e o lobo representam, com esse ritual de passagem que o enfrentamento dos nossos próprios medos pode nos propiciar.

A equipe balsamense foi acompanhada pela responsável da oficina, Cristiane Aparecida Luiz, que contou que a atividade tem como objetivo estimular a capacidade de participação, caracterizando  o serviço como espaço de transformação social. O transporte foi oferecido pela prefeitura.

17/07/2018

Peça Teatral no FIT
Peça Teatral no FIT
Peça Teatral no FIT
Peça Teatral no FIT
Peça Teatral no FIT
Peça Teatral no FIT
Peça Teatral no FIT
Peça Teatral no FIT

Comentários