Grupo de Teatro do CCI de Bálsamo assiste Peça Teatral no FIT

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto se despediu no sábado, dia 14 de julho com seis espetáculos em sua programação. Um dos destaques foi a premiada peça para todos os públicos Chapeuzinho Vermelho, do Projeto Gompa e da Rococó Produções Artísticas (Porto Alegre/RS), que foi apresentada às 15h, no Teatro Municipal Paulo Moura, com entrada gratuita.

Na véspera da despedida, sexta-feira, dia 13, a Diretoria de Assistência Social levou a equipe da Oficina de Teatro do CCI (Centro de Convivência do Idoso) de Bálsamo para assistir a peça.

Trata-se da primeira montagem no Brasil do texto Chapeuzinho Vermelho de Joël Pommerat, um dos nomes mais relevantes da dramaturgia contemporânea mundial. Com direção de Camila Bauer, a encenação brasileira propôs estética de teatro adulto ao mesmo tempo em que a fábula foi pensada também para crianças.

Utilizando de uma linguagem híbrida, a peça busca-se dialogar com as diversas idades de espectador, construindo um espetáculo com distintas camadas de leitura. A obra propõe-se a ser uma “iniciação ao medo”, como define o próprio Pommerat, na medida em que apresenta uma Chapeuzinho que deseja sair de casa e iniciar-se na vida adulta, que tanto lhe fascina e apavora. Depois de muitos alertas da mãe quanto aos perigos da vida e da estrada, a menina acaba defrontando-se com o desconhecido, com tudo o que o caminho e o lobo representam, com esse ritual de passagem que o enfrentamento dos nossos próprios medos pode nos propiciar.

A equipe balsamense foi acompanhada pela responsável da oficina, Cristiane Aparecida Luiz, que contou que a atividade tem como objetivo estimular a capacidade de participação, caracterizando  o serviço como espaço de transformação social. O transporte foi oferecido pela prefeitura.

17/07/2018

Peça Teatral no FIT