Matriculas para o Projeto Guri (Polo Bálsamo) se encerram nessa sexta-feira dia 24 de fevereiro

Encerram-se nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro as matrículas para a participação de alunos no Projeto Guri, Polo Bálsamo no ano de 2017. A informação foi dada por Aline Bellini, coordenadora do polo local.

Durante a semana os educadores musicais Marcelo Paganelli e Fabiano Mansano já estavam em atividade, ministrando aulas de percursão e violão. As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras das 13h30 às 14h30 para as turmas iniciantes, porém, o horário para realizar a matricula é das 08h30 às 18h00, todos os dias da semana. O polo Bálsamo do Projeto Guri, funciona anexo as dependencias do CCI (Centro de Convivência do Idoso) na Rua Rio Grande do Sul, área central da cidade.

Projeto Guri é um programa de educação, voltado para a formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, entre os 8 e 19 anos, que em seu contraturno escolar têm, gratuitamente, acesso a atividades mantidas pelo Centro Cultural São Paulo. Com mais de 50 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o projeto tem 416 polos, distribuídos em 320 municípios. O projeto, disponibiliza cursos como canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical.

Amigos do Guri:

A Organização Amigos do Guri é quem administra o projeto desde 1995. Além do apoio dado pelo Governo do Estado de São Paulo, a Amigos do Guri também recebem apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. O projeto cresce a rápidos passos, e desde 2004 conta com mais de 360 polos de ensino, que vai do litoral até o interior do Estado de São Paulo, estando presente também na Fundação Casa, onde quase 35 mil alunos têm aulas por ano. Os demais polos, presentes na capital de São Paulo, são regidos por outra organização social, formada por parcerias entre governo e pessoas jurídicas de direito privado, que investem em ações na área cultural.

Diretrizes:

Dentre as diretrizes da Organização estão: Integrar crianças, jovens e adolescentes de forma positiva na sociedade e promover a disseminação da cultura musical em seu meio. Os programas e projetos por eles disponibilizados buscam potencializar dimensões infantis e juvenis, tais como afetiva, estética, cognitiva, motora e social, além de garantir vivências sociais .Para concretizar esse acompanhamento, as áreas de educação e de desenvolvimento social da Amigos do Guri atuam de forma integrada, por meio de ações complementares à prática musical, promovendo a integração dos alunos dentro de suas comunidades.

Missão:

O Projeto Guri tem como missão promover a educação musical e a prática coletiva da música, procurando o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O acesso ao Projeto Guri é universal e gratuito, porém, a Organização Amigos do Guri desenvolveu políticas e práticas com foco na inclusão e na atração e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social. A partir do momento em que passam a integrar o Guri, os alunos recebem atenção que vai muito além do ensino musical.

Mantenedores:

O Projeto Guri é uma Política pública do Governo do Estado de São Paulo e que hoje é regido por duas organizações sociais. Uma delas é a Associação Amigos do Projeto Guri e o principal mantenedor é o Governo do estado de São Paulo que destina boa parte dos recursos financeiros necessários para a realização do Projeto. A prefeitura é parceira do Projeto e sede o local para que as aulas possam serem ministradas.

Palavras-chave

22/02/2017