Modelo de transparência em Bálsamo chama a atenção da imprensa e de outros municípios

Em tempos de crise e pouca arrecadação cada cidade se vira como pode para frear as contas na tentativa principalmente de não repassar para a população os custos da administração.

É exatamente isso que o prefeito de Bálsamo Du Lourenço vem fazendo desde janeiro de 2017 em relação à revisão de contratos e transmitindo ao vivo pela Fan Page da prefeitura toda a licitação para a aquisição de produtos e serviços. Quando o pregão começa tudo é filmado, numa demonstração clara da mais transparente atitude para adquirir bens para o município.

Isso já chama a atenção de outros prefeitos com o mesmo perfil de Du e até da imprensa, pois o jornalismo da TV Band enviou para Bálsamo o repórter Lucas Israel acompanhado do cinegrafista Anderson Cesar para ouvir o prefeito e a população da cidade e dar crédito para essa modalidade que está dando certo, inclusive, apontando uma economia de R$ 800 mil nos primeiros quatro meses.

O prefeito afirmou para o programa Band Cidade que a economia gerada só na aquisição de combustível será de mais de meio milhão de reais para este ano, seguidos pela compra de outros produtos como, pães, que antes era de R$ 12 reais o quilo, com redução para R$ 4 reais o quilo. E assim vai com remédios, água, gás, produtos para merenda e consumo escolar etc.

A agricultora Magali Cerqueira, moradora de Bálsamo disse estar satisfeita com os resultados obtidos e que assim a população fica sabendo para onde vai a receita gerada pelo município. Segundo ela, com esse trabalho transparente tudo fica mais fácil para a população que se interessa pelas melhorias geradas e revertidas para a cidade.

O aposentado João Morata disse que o prefeito está mostrando serviço e a população está vendo o trabalho dele e isso é muito bom.

Outros municípios já demonstraram interesse em seguir o modelo adotado por Bálsamo, pois, a administração moderna exige que se utilize de todas as ferramentas atuais para tornar o serviço público cada vez mais transparente.

10/05/2017

Transparência em Bálsamo chama a atenção da imprensa