Imprimir Postagem
Prefeito Du Lourenço recebe equipe da encenação da Paixão de Cristo que será apresentada em abril deste ano em Bálsamo.

Da Assessoria

Corrêa Netto

O prefeito Du Lourenço recebeu em sua sala durante esta semana a equipe da “Caminhada com Jesus”, ligada à igreja católica que apresenta há mais de 30 anos na sexta-feira Santa a encenação da Paixão de Cristo, divulgando a cidade, numa das maiores apresentações de toda a região Noroeste Paulista. O evento que acontece há 31 anos no município está programado para a madrugada do dia 14 de Abril de 2017.

O início da “Caminhada com Jesus”, como ficou conhecido o evento, remonta à madrugada do dia 28 de março de 1986, Sexta Feira Santa daquele ano, na qual se deu início a uma procissão em Bálsamo, com a finalidade de lembrar a Paixão de Cristo. Nesta época tal procissão era realizada por mais ou menos 30 pessoas, que percorriam um trajeto de aproximadamente 4,2 km, desde a capela de Nossa Senhora Aparecida na cidade, até um Cruzeiro, na zona rural, rezando e meditando a Via Sacra ao longo do caminho.

Com o passar do tempo, o número de pessoas que participavam desta procissão foi aumentando. Então, em 1997 foi criada uma encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, representada por fiéis da comunidade. A encenação tinha início em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os atores e demais fiéis percorriam o trajeto até o Cruzeiro, somente à luz de velas e meditando a Via Sacra. Ao chegarem lá, era encenada a crucificação e morte de Jesus.

No início, a encenação era realizada de maneira simples, mas todos gostaram da ideia. Com o passar do tempo, ela foi evoluindo, passando a ter mais integrantes, mais detalhes e efeitos, sempre contando com o apoio da comunidade de forma geral.

No ano de 2004, o evento teve grande repercussão, tendo sido mostrado em uma reportagem em rede nacional, contando com cerca de 80 fiéis na encenação, mais de 4.000 fiéis na procissão e com a presença do então bispo da diocese de Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, atualmente Cardeal no Rio de Janeiro.

Nos anos seguintes a quantidade de pessoas no evento continuou aumentando, o que levou à troca do local de início da encenação. Foram realizadas apresentações no cruzamento das ruas próximas a Capela de Nossa Senhora Aparecida e no pátio ao lado do antigo Armazém de Bálsamo.

Em 2009, devido ao grande público esperado, o evento teve início no palco da praça central de Bálsamo e chegou a contar com mais de 100 fiéis na encenação. O público neste mesmo ano superou 5.000 pessoas. Desta vez, o então bispo de Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, também esteve presente prestigiando o evento.

Devido ao grande público que têm comparecido todos os anos ao evento, alguns cuidados para a comodidade dos fiéis passaram a ser tomados. No trajeto da caminhada são colocados sanitários químicos e latões para o recolhimento adequado do lixo, pensando-se também no respeito ao meio ambiente. Distribui-se gratuitamente água. As velas também são fornecidas sem custo ao público.

Assim como nos anos anteriores, em 2017 a Caminhada com Jesus será realizada em três etapas. Primeiramente o início da encenação da Paixão de Cristo a partir das 3 horas da manhã no Palco da Praça Central de Bálsamo, em frente à Igreja Matriz. Em seguida a caminhada penitencial à luz de velas, com a meditação da Via Sacra. Por fim, no Cruzeiro, a encenação da crucificação e morte de Jesus.

Será realizada novamente a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem repassados a famílias carentes, assim como nos últimos anos. Haverá no local do início da encenação um ponto para a coleta dos alimentos trazidos pelos fiéis.

A intenção da Caminhada com Jesus, ao longo destes anos, tem sido proporcionar um momento de interiorização no qual se possa fazer uma revisão de nossas vidas segundo o exemplo de Jesus e que se possa sentir o amor demonstrado por Ele a toda a humanidade. Um amor incondicional, sem limites, que nem mesmo a morte conseguiu destruir.

Palavras-chave

24/01/2017

Equipe da encenação da Paixão de Cristo
Equipe da encenação da Paixão de Cristo
Equipe da encenação da Paixão de Cristo
Equipe da encenação da Paixão de Cristo
Equipe da encenação da Paixão de Cristo
Equipe da encenação da Paixão de Cristo

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Social