Prefeito Du Lourenço recebe equipe da encenação da Paixão de Cristo que será apresentada em abril deste ano em Bálsamo.

O prefeito Du Lourenço recebeu em sua sala durante esta semana a equipe da “Caminhada com Jesus”, ligada à igreja católica que apresenta há mais de 30 anos na sexta-feira Santa a encenação da Paixão de Cristo, divulgando a cidade, numa das maiores apresentações de toda a região Noroeste Paulista. O evento que acontece há 31 anos no município está programado para a madrugada do dia 14 de Abril de 2017.

O início da “Caminhada com Jesus”, como ficou conhecido o evento, remonta à madrugada do dia 28 de março de 1986, Sexta Feira Santa daquele ano, na qual se deu início a uma procissão em Bálsamo, com a finalidade de lembrar a Paixão de Cristo. Nesta época tal procissão era realizada por mais ou menos 30 pessoas, que percorriam um trajeto de aproximadamente 4,2 km, desde a capela de Nossa Senhora Aparecida na cidade, até um Cruzeiro, na zona rural, rezando e meditando a Via Sacra ao longo do caminho.

Com o passar do tempo, o número de pessoas que participavam desta procissão foi aumentando. Então, em 1997 foi criada uma encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, representada por fiéis da comunidade. A encenação tinha início em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os atores e demais fiéis percorriam o trajeto até o Cruzeiro, somente à luz de velas e meditando a Via Sacra. Ao chegarem lá, era encenada a crucificação e morte de Jesus.

No início, a encenação era realizada de maneira simples, mas todos gostaram da ideia. Com o passar do tempo, ela foi evoluindo, passando a ter mais integrantes, mais detalhes e efeitos, sempre contando com o apoio da comunidade de forma geral.

No ano de 2004, o evento teve grande repercussão, tendo sido mostrado em uma reportagem em rede nacional, contando com cerca de 80 fiéis na encenação, mais de 4.000 fiéis na procissão e com a presença do então bispo da diocese de Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, atualmente Cardeal no Rio de Janeiro.

Nos anos seguintes a quantidade de pessoas no evento continuou aumentando, o que levou à troca do local de início da encenação. Foram realizadas apresentações no cruzamento das ruas próximas a Capela de Nossa Senhora Aparecida e no pátio ao lado do antigo Armazém de Bálsamo.

Em 2009, devido ao grande público esperado, o evento teve início no palco da praça central de Bálsamo e chegou a contar com mais de 100 fiéis na encenação. O público neste mesmo ano superou 5.000 pessoas. Desta vez, o então bispo de Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, também esteve presente prestigiando o evento.

Devido ao grande público que têm comparecido todos os anos ao evento, alguns cuidados para a comodidade dos fiéis passaram a ser tomados. No trajeto da caminhada são colocados sanitários químicos e latões para o recolhimento adequado do lixo, pensando-se também no respeito ao meio ambiente. Distribui-se gratuitamente água. As velas também são fornecidas sem custo ao público.

Assim como nos anos anteriores, em 2017 a Caminhada com Jesus será realizada em três etapas. Primeiramente o início da encenação da Paixão de Cristo a partir das 3 horas da manhã no Palco da Praça Central de Bálsamo, em frente à Igreja Matriz. Em seguida a caminhada penitencial à luz de velas, com a meditação da Via Sacra. Por fim, no Cruzeiro, a encenação da crucificação e morte de Jesus.

Será realizada novamente a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem repassados a famílias carentes, assim como nos últimos anos. Haverá no local do início da encenação um ponto para a coleta dos alimentos trazidos pelos fiéis.

A intenção da Caminhada com Jesus, ao longo destes anos, tem sido proporcionar um momento de interiorização no qual se possa fazer uma revisão de nossas vidas segundo o exemplo de Jesus e que se possa sentir o amor demonstrado por Ele a toda a humanidade. Um amor incondicional, sem limites, que nem mesmo a morte conseguiu destruir.

24/01/2017

Equipe da encenação da Paixão de Cristo