Prefeito Du Lourenço segue comitiva ao Hemocentro e doa sangue pela 1ª vez

Pela primeira vez na história, durante os 20 anos em que se responsabiliza por levar voluntários até o hemocentro do HB (Hospital de Base) de Rio Preto, para fazer doação de sangue, o vereador José Carlos Rossan, o Bidão, comemora um fato sem precedentes em sua trajetória. “Consegui levar pela primeira vez um prefeito, junto aos voluntários no ônibus para doar sangue”.

Bidão disse que como em meses anteriores, nesse mês de agosto levou 30 pessoas de uma só vez, incluindo o prefeito Du Lourenço e mais 12 homens e 17 mulheres. “A prefeitura doa o transporte e nós fazemos essa caridade por 20 anos”, contou o voluntário.

Para o prefeito foi uma novidade agradável, já que nunca havia doado sangue. “Para mim foi gratificante, pois é bom saber que o nosso sangue pode ser útil a quem necessita, às vezes pode até salvar a vida de semelhante”, comemorou.

Conheça alguns benefícios para quem doa sangue:

1. Reduz o Risco de Doença Cardíaca

A doação de sangue reduz a viscosidade e a quantidade de ferro em seu sangue. Hoje se sabe que o excesso de ferro é um problema grave, pois causa stress oxidativo no sangue. Em um estudo recente, descobriu-se que doadores regulares de sangue (1 vez por ano) são 88% menos propensos a terem ataques cardíacos.

Essa medida não é tão útil para mulheres que menstruam, pois essas já perdem sangue todo mês. No entanto, em homens e mulheres que não menstruam, é um instrumento muito útil de controle da ferritina. Se o seu nível de ferritina já for baixo, não é tão recomendada a doação (descubra se é esse o seu caso, mas converse com seu médico de qualquer forma).

2. Reduz o Risco de Câncer

A doação de sangue reduz o nível de radicais livres no sangue. Por isso, a doação de forma regular também está associada a uma redução na incidência de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, pulmão, cólon e garganta. Aliás, apenas para constar: antigamente havia um mito que doação de sangue aumentava a incidência de câncer, mas esse mito já foi 100% desbancado pela ciência moderna.

3. Mini-Checkup Gratuito

Você pode doar sangue somente se estiver bem de saúde. Por isso, ao doar sangue, é feita uma série de exames de verificação, sem custo ao doador.

Imediatamente antes do exame, você terá a oportunidade de saber sobre anomalias na sua pressão e no nível de hemoglobina. Além disso, uma amostra do seu sangue é coletada, e são executados exames para detectar várias doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, contato prévio com hepatite B e C e vírus HTLV. Ainda: se você estiver na dúvida sobre qual o seu tipo de sangue, essa também é uma boa forma de testar para ter certeza.

4. A Satisfação de Salvar Vidas

Apesar de todo mundo já estar careca de saber, eu tive que incluir esse item. Você sabia que doar sangue pode salvar até 4 vidas? Pare um pouco e pense: existe alguma forma mais fácil de causar um impacto positivo no mundo, de salvar tantas vidas? Doar sangue não custa nada, é super fácil e não dói nada. E, quem doa sangue sabe: o bem-estar e a satisfação de ter feito uma boa ação dá uma alegria nova ao seu dia, uma sensação de estar fazendo sua parte, e melhora muito o seu humor.

Para ser um doador de sangue em Bálsamo, fale com o Bidão no celular (17) 99726 2637

15/08/2017

Hemocentro