Prefeitura de Bálsamo oferece Filé de Tilápia na Merenda Escolar

A princípio A tilápia tem excelente valor nutricional em termos de proteína. O seu filé é desprovido de espinhas intramusculares e possui bom rendimento ao cardápio. Foi escolhido por ser um alimento rico em proteína de alto valor biológico, rico em vitamina D e fósforo, que são micronutrientes responsáveis pela formação óssea; tem potássio que eleva oxigenação cerebral, ômega 3 que age no complemento das funções neurológicas, e é um excelente nutriente para o desempenho da memória, desenvolvimento do sistema nervoso cerebral e no conhecimento.

Depois dessas considerações apresentadas ao prefeito de Bálsamo Du Lourenço pela profissional da alimentação, o chefe do executivo pediu que se fizesse um teste de aceitabilidade e desde a última semana o alimento passou a ser oferecido aos alunos da rede municipal de ensino.  "O peixe é um alimento rico em proteínas, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, além de outros nutrientes. Além disso, é uma carne leve, de fácil digestão e que acrescenta qualidade à merenda escolar. Está sendo preparado com muito carinho e foi incluído na dieta das crianças, que consomem em média 70 quilos do alimento por mês", comentou Fabrícia Perpétua Zotesso, nutricionista formada em 2003 pela UNIRP de Rio Preto.

Segundo o Diretor de Educação do município, professor João Manoel, o Filé de Tilápia foi substituído pelo Atum em conserva e além dos benefícios já apresentados pela nutricionista, o peixe é produzido na região.

O incremento para a alimentação escolar nas escolas da Prefeitura, que nunca havia sido utilizado como alternativa para compor os cardápios da merenda das escolas, é um diferencial de inovação, visando à alimentação saudável que favorece o desenvolvimento do aluno em sala de aula e promove a formação de bons hábitos alimentares. "A proposta visa atender as recomendações para o emprego de novos hábitos de alimentação, variada e saudável, estimulando o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, e contribuindo para seu rendimento escolar", finaliza o prefeito.

03/09/2018

Merenda Escolar