Prefeitura faz parceria com a Casa da Agricultura e oferece curso de Sangria de Seringueira

O curso capacitou 12 pessoas para a prática e manejo da heveicultura para a geração de renda ao município.

Corrêra Netto

A Casa da Agricultura de Bálsamo, em parceria com a Prefeitura Municipal e com o SENAR/Sidicato Rural de Mirassol, realizou nos dias 03,04 e 05 de Outubro um Curso De Sangria de Seringueira que capacitou 12 pessoas para a prática da sangria e de manejo em Seringais.

O professor Engenheiro Agrônomo Newton Fábio Teixeira passou aos alunos informações sobre a fisiologia das  plantas, sobre os cuidados e técnicas para abertura dos painéis, assim como também sobre afiação de facas e o manejo de materiais e produtos utilizados durante a prática de sangria.

Vale destacar todas as informações sugeridas para Boas Práticas de Manejo na  Heveicultura como um todo. O curso foi em tempo integral e aos participantes foram disponibilizados materiais apostilados com todo conteúdo do curso ministrado.

"Em nosso município são mais de 1,5 milhões de pés de seringueiras plantados que geram renda significativa no meio rural, sendo assim a demanda na procura de cursos e palestras ligadas à atividade está sempre em crescimento" justificou a Médica Veterinária Hirla Carneiro que responde pela Coordenadoria da Casa Da Agricultura de Bálsamo.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo responsável pelo município José Haroldo Rodrigues Lourenço é de suma importância que tais treinamentos tragam novidades sobre cuidados e manejos do Seringal, uma vez que a prática da sangria pode impactar diretamente tanto na rentabilidade quanto na durabilidade das plantas.

O prefeito Du Lourenço, que é ligado ao comércio de compra e venda de borracha elogiou a iniciativa e garantiu que sempre que for possível incluirá o município para participar desses cursos, uma vez que essa política de geração de renda também faz parte de seu governo.

18/10/2018

Curso de Sangria de Seringueira