Prefeitura realiza castrações gratuitas de cães e gatos em Bálsamo

A castração traz uma série de benefícios aos animais e a sociedade. É um ato de responsabilidade que previne possíveis doenças e contribuí para reduzir quantidades de ninhadas indesejadas.

Da Assessoria.

A castração traz pelo menos oito benefícios aos animais domésticos. Veterinários já comprovaram e desmitificaram notícias sobre esta situação. Um dos mais propagados é sobre o animal se tornar triste ou frustrado, caso passe pelo procedimento. Afirmação falsa, pois o pet, diferente do que se pensa, não tem comprometida a sua saúde física ou mental, privando-se de contatos sexuais, isso vale tanto para o macho como para fêmea. Este, na verdade, é um valor humano que, com o passar do tempo foi transferido aos animais.

A castração traz uma série de benefícios aos animais de estimação e a sociedade. Castrar o cão ou o gato é um ato de responsabilidade que previne possíveis doenças e contribuí para reduzir quantidades de ninhadas indesejadas, já que, a grande maioria é abandonada ou é encontrada em situação de maus tratos.

No Brasil esta conscientização é muito acanhada, se comparada em países mais desenvolvidos que possuem programas de acompanhamentos animais e pune, até severamente, seus criadores. Em Bálsamo não é diferente de outras cidades, a população canina e felina cresce assustadoramente e a responsabilidade cai sobre o poder público que, através da Diretoria Municipal de Saúde e Fundo Social (FunSol) criou o programa de castrações gratuitas através de cadastro realizados durante o ano no FunSol.

É bom ressaltar o comprometimento de médicos, profissionais e empresas do setor pet nesta causa nobre. No município, a prefeitura conta com o apoio da médica veterinária Drª Luiza Geraldes da LG Vet que busca parceiros como a World Veterinária, empresa que comercializa produtos veterinários inovadores de alto padrão que se destaca pelo trabalho dentro da sustentabilidade, agregando força à marca com a política comercial de alcançar a excelência, qualificando seus colaboradores.

A soma destes fatores faz Bálsamo ser uma das poucas cidades da região que castra cachorros e gatos gratuitamente, independente da situação financeira de cada dono.

De acordo com os as fichas preenchidas, mais de 500 animais serão castrados em um período de até 120 dias, seguindo agendamento prévio, já que a Drª Luiza concilia o trabalho em sua clínica. "A prefeitura entra com uma contrapartida, eu com a mão de obra e a World veterinária com medicamentos gerando uma economiza nesta campanha. O importante é a conscientização, mas aos poucos vamos mostrando isso a população", frisou ela.

"É um problema de saúde pública e com as nossas parcerias conseguimos atender toda a demanda da cidade. Unimos o público e o privado para levar bem estar aos nossos animais de estimação", concluiu o prefeito Du Lourenço.