Saúde movimentou a cidade com Setembro Amarelo

Saúde movimentou a cidade com Setembro Amarelo

Durante o mês, campanhas de conscientização foram realizadas, tais como palestra e abordagens nas ruas através do "Apitaço a favor da vida".

Da Assessoria.

A prefeitura de Bálsamo, através dos profissionais da saúde, realizou diversas ações para movimentar o Setembro Amarelo na cidade.
Durante o mês, campanhas de conscientização foram realizadas, tais como palestra com Fernando Grupillo na USF Dr. Denir Zamariolli, aberto ao público e abordagens nas ruas através de um "Apitaço a favor da vida".
Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
Segundo estes órgãos, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistou o Brasil inteiro. Para isso, o apoio é fundamental.
"São ações preventivas e que tem o nosso apoio, mas o trabalho todo é feito pela nossa equipe da saúde, por isso quero aproveitar a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos", frisou o prefeito Du Lourenço.