Sala de Vacinas é inaugurada no Complexo de Saúde

O Governo de Bálsamo entregou para a população no dia 04 de maio a Sala de Vacinas Dra. Maria de Lourdes Sperli Geraldes Santos, anexa ao Complexo de Saúde Dra. Leila Jane Bosa.

Junto do prefeito Du Lourenço e da vice-prefeita Mônica Garcia, autoridades, familiares da homenageada e população conferiram de perto todo o investimento que chega a quase R$ 180 mil.

“Mais uma conquista para Bálsamo. A Sala de Vacinas recebeu um novo espaço mais harmonioso, climatizado e com uma estrutura digna de receber a população”, comentou o prefeito Du Lourenço.

A sala recebe o nome da profissional da saúde Dra. Maria de Lourdes Sperli Geraldes Santos que muito se dedicou à saúde balsamense enquanto enfermeira do Posto de Saúde.

Em um clima de emoção e alegria, os familiares prestigiaram o ato inaugural com descerramento da placa e receberam mimos como homenagem à saudosa e brilhante profissional, por todos os relevantes serviços prestados à comunidade.

A Sala de Vacinas é umas das principais estruturas físicas da Atenção Básica de Saúde, desempenhando um papel crucial na garantia de acesso a uma saúde de qualidade, tratando doenças e oferecendo um bem-estar populacional.

É exatamente por isso que o prefeito Du Lourenço tinha este compromisso com os balsamenses.

A HOMENAGEADA.

Maria de Lourdes Sperli Geraldes Santos, ou simplesmente Lurdinha, nasceu em 22 de outubro de 1957 na cidade Bálsamo. Filha de Dona Lourdes e João Geraldes. Casada com Adalberto falecido em 11 de novembro de 2012, mãe de Natália, Mariana e da Luiza.

Sogra de Oscar. Foi avó de duas princesas, Helena (10 anos) e Ana Luiza (5 anos).

Formou-se enfermeira pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1980 exercendo a profissão no posto de saúde de Bálsamo desde sua inauguração até 1990.

Também trabalhou no hospital Austa até a década de 90. Ingressou na vida acadêmica no mesmo ano, no Departamento de Saúde Coletiva e Orientação Profissional (DESCOP) do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) de 1990 até sua partida deste plano, em 30 de maio de 2023.

Concluiu o mestrado na Famerp em 2002 e o doutorado na faculdade de enfermagem da USP Ribeirão Preto em 2008. Na academia além da graduação em enfermagem contribuiu para formação de vários profissionais por meio da pós-graduação lato e stricto sensu.

Responsável pela fundação da residência multiprofissional na Famerp em 2010 sendo responsável pela qualificação de centenas de enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Como balsamense, Lurdinha tinha o carinho de todos e sempre muito carismática atendia os moradores dentro e fora da sua área profissional e é por este motivo que o Governo de Bálsamo faz esta justa homenagem a esta mulher guerreira que inspirou muitos e muitos profissionais.