Saúde de Bálsamo realizará “Dia D” para vacinar cães e gatos neste sábado 25 de agosto

Da Assessoria

Corrêa Netto

Neste sábado, dia 25 de agosto, a partir das 08h00 até as 12h00 a equipe da saúde balsamense realizará uma força tarefa na Praça Central da cidade para vacinar os animais remanescentes da campanha antirrábica realizada no início do mês em todos os bairros de Bálsamo.

Segundo Dr. Manuel Silva, Diretor de Saúde do município, na campanha realizada de 1º a 13 de agosto foram vacinados 1.160 animais, sendo 952 cães e 208 gatos. A meta é vacinar 85% dos animais do município, hoje estimada em 1.600. Dr. Manuel salientou que está proibido pela Secretaria Estadual de oferecer a dose vacinal para o proprietário aplicar em domicílio e os animais que se encontram na Zona Rural do município receberão as vacinas pela equipe que irá in-loco aplicá-las.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

24/08/2018

“Dia D” para vacinar cães e gatos
“Dia D” para vacinar cães e gatos
“Dia D” para vacinar cães e gatos
“Dia D” para vacinar cães e gatos
“Dia D” para vacinar cães e gatos
“Dia D” para vacinar cães e gatos

Comentários