Imprimir Postagem
Sem atividades presenciais, Departamento de Assistência Social dá continuidade em projetos

Sem atividades presenciais, Departamento de Assistência Social dá continuidade em projetos

A Assistência Social é uma política pública, que ao longo dos anos tem realizado mudanças nas formas de atendimento à população que dela necessita.

 

Da Assessoria.

 

O Departamento de Assistência Social de Bálsamo é composto pelo Órgão Gestor da Assistência Social, Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), Proteção Social Especial e Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A Assistência Social é uma política pública, que ao longo dos anos tem realizado mudanças nas formas de atendimento à população que dela necessita. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem se mostrado um sistema capaz de organizar a política de Assistência Social de forma que os serviços, programa, projetos e outras ações se complementem proporcionando integralidade no atendimento.

O CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da proteção social básica do SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social de Bálsamo.

Representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, possuindo a função da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF).

O PAIF é o principal serviço desenvolvido no CRAS, pois é viabilizador de direitos de cidadania para indivíduos e famílias que ainda estão invisíveis e sem acesso a algumas ofertas que são de toda sociedade. O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Realiza ações com famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades. A demanda para o Serviço pode ser por procura espontânea; por busca ativa; por encaminhamento da rede socioassistencial ou por encaminhamento das demais políticas públicas. O trabalho é desenvolvido através de atendimentos em grupos ou individuais.

Outro Serviço desenvolvido é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de prevenir a ocorrência de situações de risco social. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Em 2020, em decorrência da pandemia, o trabalho precisou ser reorganizado, as famílias e idosos passaram a ser atendidos prioritariamente através de visitas domiciliares oferecendo a cada um deles as ações de acolhimento, escuta e elaborando atividades que foram entregues individualmente pensando em amenizar o estado de tristeza causado pela necessidade do isolamento social que se fez necessário.

O principal público no SCFV é o idoso que reside, em sua maioria, sozinho e, portanto tem nas atividades do CCI seu principal meio de socialização.

Com a implantação do Benefício Emergencial pelo Governo Federal as assistentes sociais de Bálsamo realizaram cerca de 200 atendimentos/dia, oferecendo orientação e auxilio na instalação do aplicativo para recebimento do beneficio.

Além destes serviços o CRAS atende ainda famílias e pessoas que necessitam de benefício eventual, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social entendendo-se como sendo as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS; organiza documentação, efetua o agendamento junto ao INSS para usuários que atendem aos critérios para o Beneficio de Prestação Continuada- BPC que é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais.

Segundo Maria Paula Castro, gestora do departamento em Bálsamo, as assistentes iniciaram o ano com a esperança de retomar as atividades presenciais desenvolvendo atividade tanto do PAIF como do SCFV em parceria com o Sistema S (SESI/SENAI/SENAC) para proporcionar à população balsamense cursos que propiciem geração de renda e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida.

“O momento ainda não se faz oportuno. Assim continuamos o trabalho com atendimentos individuais e priorizando as visitas que são realizadas pela equipe técnica composta por duas assistentes sociais, uma psicóloga, três orientadoras sociais e uma atendente. Acreditando que em breve esta pandemia poderá passar e voltaremos a nos abraçar e confraternizarmos das melhores formas possíveis. Dá muita saudade em todas nós”, disse ela.

“Aproveito a oportunidade que estamos tendo aqui de mostrar um pouco do nosso trabalho para também agradecer o prefeito Du Lourenço, a vice Mônica Garcia e a todas as profissionais que nos auxiliam nos serviços remotos e online. O sucesso e o destaque do departamento depende muito deste apoio e dedicação”, finalizou Maria Paula.

 

OS CRAS EM NÚMEROS.

Famílias em acompanhamento pelo PAIF

1.309

Total de atendimentos particularizados realizados

4.564

Famílias encaminhadas para inclusão no CADÚnico

   146

Famílias encaminhadas para atualização Cadastral

   299

Indivíduos encaminhados para acesso ao BPC

   178

Visitas domiciliares realizadas

 1278

Benefícios Eventuais concedidos

 1067

Crianças de 7 a 14 anos

    76

Adolescentes de 15 a 17 anos

   117

Adultos entre 18 a 59 anos

    95

Idosos

   100

Leite para Idosos

500 LITROS SEMANAIS

Programa Viva Leite – crianças até 6 anos incompletos

243 LITROS SEMANAIS

                                                           *parâmetro o ano de 2.020

 

 

 

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Social