Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, não guarde este segredo

Você tem um segredo? Então conta!

“Quando um adulto quer fazer com uma criança coisas que machucam e causam dor e fazem ela se sentir triste, culpada, com vergonha ou com medo e pedem segredo, não é uma coisa legal. Se fosse não precisaria fazer escondido, você não acha?” Nessas horas é que temos que saber proteger nossas crianças e adolescentes.

No dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, 18 de maio, o Departamento de Assistência Social organizou em Bálsamo ações com o objetivo de fortalecer a Rede de Proteção a Criança e Adolescente.

Foram realizados dois momentos de capacitação com a professora Dra. Daniella Simões Beneti, no dia 18 de maio direcionada a equipe da educação municipal e estadual com o tema “Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes: A escola como rede de proteção”. O evento foi online contando com a participação de 98 pessoas, abrangendo todo o quadro de pessoal da educação. No dia 19 de maio o evento foi presencial, respeitando todo o protocolo de saúde referente ao momento de pandemia, reunindo a equipe da Assistência Social, o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e equipe da Diretoria Municipal de Saúde. Neste dia o tema abordado também se referiu ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes: fortalecendo a Rede de Proteção.

Foi desenvolvido debate entre os profissionais presentes, ocasião em que foi proposta a elaboração de um fluxograma de atendimento que já está sendo organizado por membros da Rede de Proteção à criança e o adolescente.

Como parte da campanha de combate ao abuso e exploração sexual infantil, pensando em formas de proteção, foram distribuídas cartilhas de orientações às crianças juntamente com o Kit de Merenda Escolar entregue pela Diretoria Municipal de Educação e através de visitas domiciliares da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do CRAS e equipe do Projeto Fiorilli (Fundo Social).

O material informativo foi produzido pelo Departamento de Assistencial Social e tem o objetivo de despertar o público infantil e adolescente, assim como suas famílias, a importância do assunto.

“Com o respaldo do prefeito Du Lourenço e a parceria que fizemos praticamente com todas as diretorias municipais e departamentos, tivemos uma campanha amplamente divulgada com distribuição de materiais impressos, fixação de outdoor na entrada da cidade, propaganda volante e cobertura da imprensa”, disse Maria Paula Castro, gestora do departamento.